O Sindicato dos Trabalhadores do Transporte Rodoviário de Londrina (Sinttrol) aprovou indicativo de greve para a segunda-feira (21). Em assembleia realizada nesta sexta (18), a categoria rejeitou a proposta apresentada pela TIL Transportes Coletivos e avalizou a paralisação.
A companhia subiu de 7% para 8% a reposição salarial, aceitou equiparar os vencimentos dos motoristas de micro ônibus com os salários dos condutores de veículos convencionais, mas tentou impor a ausência de cobradores nos ônibus entre às 18h30 de um dia e às 5h do dia seguinte.
A categoria pede reajuste salarial de 10%, circulação sem cobrador entre às 19h de um dia e às 5h do dia seguinte, piso único dos motoristas e R$ 200 de bonificação para funcionários que acumulam funções na empresa.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Vale lembrar que o sindicato conseguiu uma decisão favorável aos trabalhadores, na Justiça do Trabalho, obrigando a TIL a circular sempre com cobradores nos ônibus intermunicipais. A empresa pretende recorrer da decisão e analisar apresentar nova proposta à categoria antes da greve.