Os secretários de Saúde dos municípios de Londrina, Silvio Fernandes; Cambé, Nereu Henrique Mansano; Rolândia, Fernando Aguilera, e de Ibiporã, se reuniaram com a imprensa na manhã desta sexta-feira (27) para anunciar medidas de controle e prevenção a dengue.
A preocupação cresce nesta época do ano, onde calor e umidade favorecem a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue. Em Londrina, foram confirmados dois casos autóctones (contraídos fora da cidade).
Conforme a diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde, da Secretaria de Saúde de Londrina, Josemari de Arruda Campos, o primeiro eixo consiste em implementar ações de vigilância epidemiológica, com medidas de incentivo às notificações de suspeitos para diagnóstico e assistência adequados e bloqueio de transmissão instituído precocemente. Para isso, a 17ª Regional de Saúde vai agilizar e disponibilizar as informações sobre as notificações e confirmações de casos de dengue para todos os municípios.
Leia mais:
Jornalista da Folha de Londrina ganha prêmio de Ciência e Tecnologia
Londrina Iluminação completa dez anos nesta terça
Com entrada gratuita, Londrina Mais Histórias começa nesta quinta no Parque Ney Braga
Londrina conta com mais de 500 oportunidades de emprego nesta semana
Josemari informou que o segundo eixo será voltado para ações de controle do vetor, consistindo em divulgar os índices para as unidades básicas de saúde e os conselhos locais e comunitários de saúde para que a comunidade se conscientize da importância de combater a dengue.
Outras medidas neste eixo, além do trabalho de educação efetivo com a população, serão o envolvimento das empresas de transporte coletivo que realizam viagens metropolitanas e a discussão do destino dos pneus usados.
A diretora de Epidemiologia e Informações em Saúde anunciou que o terceiro eixo definido na reunião é o trabalho na área de assistência e compreende a realização de novos cursos de capacitação aos profissionais de saúde dos quatro municípios, a melhoria do atendimento nos hospitais e agilização nos exames laboratoriais.
Confira a situação da dengue em cada município:
Londrina - 2006
- Índice de infestação do mosquito: 4,6% (Lira - Levantamento do Índice Rápido do Aedes Aegpiti).
- notificações: 53
- casos confirmados: dois importados
Em 2005, foram 868 casos suspeitos e 10 confirmados. Do total de suspeitos, existem ainda, 12 casos pendentes aguardando o resultado de exame.
Cambé - 2006
- Índice de infestação do mosquito: 4,3% (LIRA)
- notificações: 10
- não há casos confirmados
Em 2005, foram 215 casos suspeitos e quatro casos confirmados.
Rolândia - 2006
- Índice de infestação do mosquito: 2,86% (LIA)
- notificações: 2
- não houve casos confirmados
Em 2005, a cidade registrou 29 casos suspeitos e nenhum se confirmou. Deste total, cinco casos aguardam resultados de exames que foram encaminhados no final do ano.
Ibiporã - 2006- Índice de infestação do mosquito: 1,6% (LIA) janeiro
- notificações: 2
- não houve casos confirmados
Em 2005, foram 46 casos suspeitos e 2 confirmados.
Informações da Prefeitura de Londrina