O Museu Histórico de Londrina Padre Carlos Weiss está fechado para visitação desde 9 de setembro para revitalização da parte elétrica.
A previsão é que a reforma seja executada em 12 meses, período em que haverá a substituição da rede de fiação, pontos de distribuição de energia, circuitos, caixas de passagem, condutores, entre outros.
Localizado na área central de Londrina, o museu é um órgão suplementar da UEL (Universidade Estadual de Londrina). O contrato da instituição firmado com a empresa vencedora da licitação para execução da revitalização prevê um investimento de cerca de R$ 1,5 milhão, recurso proveniente da Seti (Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior).
Leia mais:
Enfeites de Natal já dominam as vitrines e prateleiras em Londrina
Enem 2024: Londrinenses '50+' buscam vagas na universidade
Instalação das novas torres de iluminação do Estádio do Café entra nos estágios finais em Londrina
Londrina terá encontro de colecionadores de cédulas, moedas e selos neste sábado
Segundo a diretora do Museu, Edmeia Ribeiro, esta é a primeira vez que o prédio recebe uma revitalização da parte elétrica, sendo essencial por ser uma construção da década de 1940.
“O Museu Histórico precisa de climatização e necessita ter uma rede elétrica potente para receber os equipamentos e os materiais que são utilizados para trabalhar com acervo”, ressaltou, lembrando que no espaço que abriga o museu funcionava a Estação Ferroviária.
Ribeiro explica que objetos e peças que compõem o acervo serão realocados à medida que reforma for acontecendo, sendo distribuídas entre os três pisos do prédio. Os objetos históricos serão armazenados em caixas com plástico bolha e cobertos com lona, papel craft e demais cuidados exigidos evitando o deslocamento dos artigos para locais externos.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: