O prefeito de Londrina, Marcelo Belinati, realizou nesta segunda-feira (16) a inauguração oficial da nova ponte da estrada que conecta o distrito de Paiquerê ao patrimônio de Guairacá. A ponte, que fica sobre o Rio Taquara, substitui a anterior, destruída pelas fortes chuvas que ocorreram em janeiro de 2016.
Durante a cerimônia, Marcelo contou os trâmites envolvidos para a construção da nova ponte, desde a queda da primeira estrutura, em janeiro de 2016. O prefeito citou os desafios enfrentados enquanto era deputado federal, principalmente na busca por recursos do Ministério da Integração Nacional, que permitiram a construção das pontes destruídas pelas chuvas na cidade.
Ele também agradeceu o suporte do Exército Brasileiro, cuja ponte móvel permitiu o trânsito das comunidades de Guairacá e Paiquerê por cerca de 18 meses.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Uma placa de homenagem foi entregue ao tenente-coronel (30º Batalhão de Infantaria Motorizada, em Apucarana) José Luís Deina e ao comandante do Tiro de Guerra de Londrina, o subtenente Silvio Antônio Barreto, representantes do Exército Brasileiro na solenidade, e ao membro honorário emérito do Exército, Oezir Marcello Kantor, pelo seu trabalho voluntário de intermediação. "Essa ponte só é realidade por conta do empenho do senhor Kantor e do Exército Brasileiro", destacou o prefeito.
A vice-presidente da Associação de Moradores de Guairacá, Andreza Morais Gonçalves, agradeceu o empenho das autoridades presentes na construção da estrutura. Segundo Andreza, cerca de 120 adolescentes que estudam em Paiquerê seriam diretamente prejudicados. "Se estamos aqui inaugurando essa ponte, é porque teve muito empenho e esforço. Vocês não sabem a diferença que fizeram nas nossas vidas. Somos cerca de quatro mil pessoas no patrimônio, e nunca deixamos de ser atendidos por vocês. A gente agradece, em nome da comunidade, daqueles que necessitam, pois essa ponte significa pra nós desenvolvimento, saúde, e educação", ressaltou.
Sobre a obra - A construção ocorreu entre dezembro de 2016 e meados de agosto de 2017, quando o local foi liberado para trânsito, após a realização dos serviços finais. Em janeiro de 2017, o prefeito Marcelo esteve na ponte para anunciar à população que a ponte móvel, instalada no final do ano passado pelo Exército Brasileiro naquele local, seria mantida ali até o término da reconstrução da estrutura.
De acordo com o secretário municipal de Obras e Pavimentação, João Verçosa, a ponte da estrada Paiquerê/Guairacá constitui uma via de grande relevância para a população da região rural de Londrina. "É uma obra importante que traz de volta à comunidade essa estrutura, que comporta parte do grande fluxo de trânsito na estrada, que é utilizada para o acesso de moradores à sede dos distritos, incluindo as vilas rurais e os assentamentos Eli Vive I e II, e para o escoamento da produção", destacou.
A ponte foi construída em concreto armado, possuindo 50 metros de comprimento contínuo e 7 metros de largura, sendo que a área total de tráfego é de 350 metros quadrados. A Prefeitura de Londrina investiu, ao todo, R$ 1.705.240,00, com recurso advindo do Ministério da Integração Nacional.