Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Falta de vagas

Novo cemitério de Londrina deve começar a funcionar no 1º semestre

Rafael Fantin - Redação Bonde
10 out 2013 às 16:43

Compartilhar notícia

- Arquivo Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf) afirmou que o terreno do novo cemitério da cidade deve ser escolhido ainda neste ano para que o local comece a atender a população de maneira provisória a partir do primeiro semestre de 2014.

Segundo a superintendente da Acesf, Sonia Gimenez, as discussões sobre o terreno precisam ser retomadas após o feriado de Finados, com definição até o final de dezembro por conta da falta de vagas nos cemitérios londrinenses.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


De acordo com Gimenez, o projeto do novo cemitério prevê a construção de um complexo funerário com túmulos verticais e crematório, com recursos garantidos pelo Plano Plurianual (PPA). No entanto, uma área do cemitério será reservada para iniciar o atendimento convencional a partir de abril ou maio do ano que vem.

Leia mais:

Imagem de destaque
Região só perde moradores

Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais

Imagem de destaque
Filme se passa em 1987

Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina

Imagem de destaque
Até 5 de janeiro

Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina

Imagem de destaque
Veja como participar

Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina


"Não temos outra alternativa. Agora temos que fazer a escolha do terreno para que o novo cemitério comece a funcionar de maneira provisória o mais rápido possível. Esse é um assunto que se arrastou durante anos em outras administrações, mas chegou no limite", afirmou a superintende.

Publicidade


Sonia informou que "pouquíssimas" áreas estão disponíveis por conta de concessões revogadas em túmulos que não receberam os cuidados devidos. O município também possui áreas em cemitérios nos distritos, opção que não agrada os familiares dos falecidos pela distância."Na semana passada, uma reunião foi realizada com o prefeito para tratar deste assunto. Estamos recebendo o auxílio de outras secretarias e uma comissão está avaliando os terrenos."


Após escolher a área, a superintende disse que espera regularizar a situação dos 13 cemitérios de Londrina, que não possuem licença ambiental e não estão adequados à legislação vigente. "O terreno é urgente. Depois, vamos procurar o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) para pedir orientação para regularização de todos os cemitérios da cidade", adiantou. Além disso, ela disse que das 19 capelas disponíveis, 17 devem passar por reformas para atender melhor a população.

Publicidade


Finados


Uma empresa de Curitiba iniciou o trabalho de remoção de resíduos e exumação nesta quinta-feira (10) nos preparativos da Acesf para o feriado de Finados. Segundo a superintendente, a empresa responsável pela destinação e incineração dos resíduos vai receber R$ 2,50 por quilo.


A empresa contratada por meio de processo licitatório vai recolher itens da sala de preparo e resíduos com risco de contaminação. Funcionários da Acesf vão trabalhar na retirada de vasos, velas e materiais de construção. "Cada túmulo quebrado produz cerca de 60 quilos de entulhos. Por dia, os 13 cemitérios da cidade geram uma tonelada de resíduos", acrescentou.

Pinturas de muro, reformas em banheiros e erradicação de árvores também estão sendo realizadas desde o início do ano para melhorar o atendimento, principalmente no dia 2 de novembro, quando mais de 200 mil pessoas devem visitar os cemitérios do município.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo