Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Comparativo 2017-2016

Número de furtos e roubos aumenta 54% e assusta Londrina

Pedro Marconi/Grupo Folha
19 set 2017 às 08:23
- Paulo Monteiro/Nosso Dia
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Números divulgados recentemente pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná (Sesp), relativos ao primeiro semestre de 2017, reforçam o aumento da sensação de insegurança em Londrina. Os crimes contra o patrimônio chegaram a 13.364 neste ano, contra 12.251 no mesmo período de 2016, uma alta de 9%. Em relação aos furtos e roubos, foram 6.640 e 4.287 casos, respectivamente, circunscrevendo um aumento de 54%.

Na região norte da cidade, o trabalho da Polícia Militar (PM) se baseia em constantes operações espalhadas por diversos bairros e vias com grande circulação de pessoas. "Uma sistemática de planejamento que estamos tendo é a de promover, por exemplo, vários bloqueios móveis simultâneos, fazendo com que a dinâmica de segurança se altere. Assim, conseguimos em um dia realizar blitze, revistas de estabelecimentos e de pessoas", destacou o major Nelson Villa Júnior, comandante da 4ª Companhia Independente.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Também colaborando para reverter o clima de insegurança instalado, a Guarda Municipal (GM) aposta no trabalho conjunto com as forças de segurança. De acordo com o secretário municipal de Defesa Social, Evaristo Kuceki, o serviço da guarda costuma ficar restrito a casos específicos, como o combate a ocupações irregulares e a proteção do patrimônio público. "No centro da cidade, os guardas sempre estão fazendo patrulhamento para inibir criminosos. À noite, focamos na patrulha em escolas, unidades de saúde e Bosque Central."

Leia mais:

Imagem de destaque
Quarta-feira

Ceasa de Londrina abre normalmente no feriado do dia 1º de maio

Imagem de destaque
Entrada gratuita

Cineclube do Cocine em Londrina exibe dois filmes de cineastas Kaingang nesta sexta-feira

Imagem de destaque
Escola da Zona Oeste

Projeto oferece consultas oftalmológicas para 200 crianças de Londrina neste sábado

Imagem de destaque
Evento literário

Em Londrina, bibliocircuito homenageia Clarice Lispector em maio


Mas há, também, muitas dificuldades. Uma delas, segundo Villa Júnior, é a reincidência dos criminosos. "Muitos são presos, mas acabam conseguindo responder o processo em liberdade. Temos percebido que uma quantidade considerável destas pessoas são apreendidas novamente [depois] cometendo condutas criminosas. Porém, neste meio tempo até voltar para o sistema prisional, ela vai somando outras ocorrências." Segundo ele, por dia, o batalhão consegue prender, em média, dez pessoas por crimes diversos.

Para as autoridades de segurança, o apoio da população, por meio de informações e denúncias, é uma das maneiras de ajudar a polícia e que vem trazendo retorno. "A relação de parceria com a comunidade é importante porque nos faz chegar mais rápido ao criminoso, evitando novos atos infracionais e otimizando o trabalho", aponta Villa Júnior.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade