Pesquisar

Canais

Serviços

José Fernando Ogura/AEN
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Frio chegando...

Outono começa neste sábado; Saiba como a estação influenciará o clima londrinense

Gustavo Batista - Estagiário*
19 mar 2021 às 10:11
Continua depois da publicidade

O outono começa neste sábado (20) às 06h37 e deve afastar muitas características climáticas do verão em Londrina, conforme Heverly Morais, meteorologista do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná). A população irá perceber uma diminuição gradativa de chuvas com o avanço da estação.

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Agora, as instabilidades não serão mais fortemente provocadas pelo aquecimento local, mas sofrerão outras influências como as frente frias vindas do extremo-sul brasileiro. Ao longo do trimestre, podem ocorrer veranicos, que são grandes períodos sem chuva na região. Segundo o instituto, em Londrina, será possível ter cerca de 10 dias com clima totalmente estável, e esse número pode até aumentar.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


Prepare a japona!


Conforme os dias se aproximam do inverno, as temperaturas apresentarão uma significativa redução, destaca a pesquisadora. Na segunda quinzena de abril, os londrinenses podem enfrentar até geadas. Em cidades sulistas, o surgimento de nevoeiros também é previsto.


O IDR destaca que a grande amplitude térmica é outra característica outonal. As noites serão frias, mas o calor domina as tardes.

Continua depois da publicidade


O clima pode ser abafado, devido à baixa da umidade. Conforme o Simepar (sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a partir de maio, os sistemas de ar frio e seco serão mais intensos, provocando um grande declínio da temperatura do ar.


De acordo com o sistema, veranicos, nevoeiras e geadas são fenômenos comuns da estação no Paraná, com intensidade e duração variando conforme o padrão climático predominante em cada região.

*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.


Continue lendo