O outono começa neste sábado (20) às 06h37 e deve afastar muitas características climáticas do verão em Londrina, conforme Heverly Morais, meteorologista do IDR (Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná). A população irá perceber uma diminuição gradativa de chuvas com o avanço da estação.
Agora, as instabilidades não serão mais fortemente provocadas pelo aquecimento local, mas sofrerão outras influências como as frente frias vindas do extremo-sul brasileiro. Ao longo do trimestre, podem ocorrer veranicos, que são grandes períodos sem chuva na região. Segundo o instituto, em Londrina, será possível ter cerca de 10 dias com clima totalmente estável, e esse número pode até aumentar.
Prepare a japona!
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Conforme os dias se aproximam do inverno, as temperaturas apresentarão uma significativa redução, destaca a pesquisadora. Na segunda quinzena de abril, os londrinenses podem enfrentar até geadas. Em cidades sulistas, o surgimento de nevoeiros também é previsto.
O IDR destaca que a grande amplitude térmica é outra característica outonal. As noites serão frias, mas o calor domina as tardes.
O clima pode ser abafado, devido à baixa da umidade. Conforme o Simepar (sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), a partir de maio, os sistemas de ar frio e seco serão mais intensos, provocando um grande declínio da temperatura do ar.
De acordo com o sistema, veranicos, nevoeiras e geadas são fenômenos comuns da estação no Paraná, com intensidade e duração variando conforme o padrão climático predominante em cada região.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.