A Polícia Ambiental de Londrina capturou dois filhotes de animais silvestres no último domingo (15). Os animais, um quati e um furão, foram encontrados em cidades da região.
O furão, de apenas 20 dias, foi entregue na sede da Companhia por um morador da cidade, que encontrou o animal no sábado (14) em uma mata próxima à Londrina. O homem ouviu o animal chorar dentro da mata e, suspeitando que a mãe teria-o abandonado, acabou recolhendo o filhote e levando para casa. No dia seguinte, entregou o animal à Polícia.
De acordo com a porta-voz da Polícia Ambiental, Camila Reina, embora a intenção tenha sido boa, a remoção do animal foi prejudicial. "A mãe possivelmente teria abandonado o ninho para ir em busca de comida, mas logo retornaria para alimentar os filhotes. Pelo período que o animal foi retirado da mata, não conseguimos devolvê-lo ao habitat, já que instintivamente a mãe deve ter ido embora, supondo que o filhote foi encontrado por algum predador".
Leia mais:
Prefeitura de Londrina aumenta prazo de obra e duplicação da Octávio Genta fica para 2025
Fórum Desenvolve Londrina apresenta indicadores e pesquisa de percepção
Quarta-feira será de Sol e tempo estável em Londrina e nos municípios da região
Moradora de Londrina ganha R$ 100 mil no sorteio do Nota Paraná
A outra captura ocorreu após denúncia repassada à Polícia Ambiental. Um quati, de 30 dias, foi encontrado em uma residência em Arapongas, região metropolitana de Londrina. A proprietária da residência afirmou à Polícia que o animal teria aparecido no local e ela acabou ficando com ele. "O animal perdeu todas as suas características de animais selvagens, hoje ele está extremamente manso, dócil e domesticado, mais parecido com um gato do que com um animal selvagem".
A Polícia Ambiental deve encaminhar os animais à reservas da região que, a partir de um trabalho específico com biólogos, deverão ser reinseridos ao meio ambiente.