A Operação Bumerangue, deflagrada há dois dias pela Polícia Civil, foi finalizada nesta quinta-feira (3) com 18 carros recuperados, 14 pessoas presas e três desmanches fechados. A Polícia Militar também participou na ação que visa coibir o furto e roubo de veículos.
A operação - que leva esse nome em uma alusão ao retorno do veículo roubado para as mãos do proprietário - contou com mais de 50 policiais em locais com mais incidências de roubos, além de fiscalização em locais denunciados pela população. "A ação fiscalizou lojas de autopeças usadas, estacionamentos e pequenas oficinas, além de barreiras policiais em locais estratégicos. Cerca de 12 pessoas foram indiciadas por fraude a seguradoras", afirma o delegado responsável pela operação, Cassiano Aufiero, delegado-titular da (DFRV).
Durante a operação foi descoberto um desmanche clandestino no município de Araucária. No local, foi apreendido placas de veículos furtados e roubados. No momento da abordagem não tinha ninguém no local.
Leia mais:
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
‘Londrina é uma cidade impressionante’, diz prefeito Marcelo Belinati
Lista reúne 90 formas de amor por Londrina no aniversário do município
Uma loja de autopeças também foi fechada, no bairro Osternak, em Curitiba, no local funcionava outro desmanche clandestino. Foi preso o proprietário e um funcionário da loja, peças de veículos furtados foram recolhidos pela polícia.
Um terceiro desmanche foi descoberto no município de São José dos Pinhais, duas pessoas foram presas em flagrante.
Paralelamente, foi desencadeada uma operação visando identificar e indiciar pessoas que se utilizam da delegacia para confeccionar boletins de ocorrência, comunicando falsamente a ocorrência de furto ou roubo de veículo, com o objetivo de fraudar seguradoras.
"Em razão da crise econômica pela qual o país passa, detectamos um sensível aumento no número de boletins de ocorrência falsos, que são feitos na DFRV visando fraudar seguro. Estamos trabalhando intensamente para identificar estas pessoas", disse Aufiero. "Durante a operação indiciamos 12 falsários, todos pelos crimes de comunicação falsa de crime e falsidade ideológica, que pode dar até cinco anos de reclusão", completa.
Ainda de acordo com o delegado o sucesso obtido com as operações bumerangue realizadas em março e junho deste ano, motivou esta terceira ação em bloco, atacando vários pontos considerados sensíveis, possibilitando assim, dar atenção ao grande número de denúncias que recebemos por parte da população e informações processadas e repassadas pelo setor de inteligência da delegacia para as equipes de investigadores".
Por meio de reuniões, estão sendo repassados aos Batalhões da Polícia Militar levantados pela DFRV com relação aos trechos e ruas com maior ocorrência de furto e roubo de veículos, para que o policiamento ostensivo seja intensificado estrategicamente.
"Apenas para se ter uma ideia, a média nacional de recuperação de veículos furtados ou roubados está em 50%. Já em Curitiba, em razão destas ações, estamos caminhando para fechar o ano de 2015 acima dos 60% de veículos recuperados, significando assim que, na contramão do que ocorre no resto do país, de cada 10 carros levados por marginais, a polícia recupera de 6 a 7", finaliza Aufiero.
Confira a relação de nomes dos presos:
1) Ronaldo Gonçalves dos Santos, 28 anos
2) Jhonatan Edimar de Lima Pimental, 19 anos
3) Mara Carvalho Souza, 35 anos
4) Hugo Leonardo Marzani, 29 anos
5) Alexandro Klock, 45 anos
6) Valdinei Ferreira de Faria, 44 anos
7) Diego Aparecido Braz de Lima, 23 anos
8) Charles Domingues do Rosario, 34 anos
9) Jefferson Luis dos Santos Souza, 20 anos
10) Petterson Luiz dos Santos, 20 anos
11) Emerson Luis da Silva, 34 anos
12) Willian Renato Dias, 25 anos
13) Arquimedes Souza de Araujo, 50 anos
14) Jamil Batista Santa Barbara, 30 anos