A Secretaria do Meio Ambiente (Sema) de Londrina passa a controlar a poluição sonora na cidade, que antes era realizada pela Secretaria de Fazenda. O objetivo é promover o sossego público através de uma equipe formada por seis agentes que já está fiscalizando diversos pontos da cidade, em horários e dias da semana variados.
O objetivo da alteração é melhorar a eficácia do cumprimento da lei do ruído e tratar a poluição sonora como uma questão de poluição ambiental. Conforme explicou o secretário Carlos Levy, é mais fácil para a Sema do que para a Secretaria de Fazenda agir em relação ao tema.
O barulho máximo permitido continua em 70 decibeis, das 6h às 22h e de 60 decibeis, das 22h às 6h. "As empresas que normalmente geram muito barulho, perturbam a vizinhança, têm que se adequar. Ou rever a atividade para produzir menos ruído, ou instalar um equipamento de controle, de isolamento acústico. Todo mundo tem que cumprir a lei", reforçou.
Leia mais:
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
A Sema já planeja estratégias e medidas preventivas para a lei do ruído que devem, em breve, ser colocadas em prática. Denúncias podem ser feitas pelo telefone 3341-9660, em horário comercial.