Moradores do jardim São Marcos, zona sul de Londrina, procuraram o Portal Bonde para expor as dificuldades que vivem todos os dias com a ausência de mais linhas de ônibus no bairro. Essa é a realidade enfrentada pela aposentada Diva Euclides Correia, de 72 anos. "Nós estamos em um dos pontos mais baixos da região, e o único acesso que temos até a avenida Guilherme de Almeida é através de uma rua difícil de subir", ponderou a moradora. "Não é todo mundo que consegue. Uma linha a mais cairia muito bem".
Bastante ativa, a aposentada contou que sempre "está caminhando pelo bairro", mas, entre uma conversa e outra, "sabe das dificuldades que o restante da comunidade passa". O São Marcos é atenddo pela linha 203, que transita pelo Parque Ouro Branco. Segundo a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o coletivo sai do bairro três vezes ao dia: 6h, 6h30 e 19h10 diretamente para o Terminal Central.
Há 12 anos no São Marcos, a moradora Evani Braz Araújo tem a mesma opinião da dona Diva. "A gente tem que subir essa rua bem íngreme. Não é fácil. Tem mulheres, idosos e crianças pequenas que precisam pegar o ônibus. Sem mais linhas, fica complicado pra gente", comentou. Até outubro do ano passado, a CMTU mantinha um trajeto alternativo que ia até o Terminal Acapulco, também na zona sul, para que os passageiros pegassem outra linha até o Terminal Central.
Leia mais:
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
No entanto, a companhia retirou a via paralela por conta da baixa procura. A assessoria de imprensa do órgão justificou que os moradores apenas usufruiam nos horários de pico, o que levava o "alimentador" a fazer várias viagens praticamente vazio, aumentando assim os custos para o sistema do transporte coletivo. Pelo menos por enquanto, não há previsão de retorno da ligação entre o São Marcos e o Terminal Acapulco, mas a CMTU disse "estar aberta para receber novas reivindicações dos moradores".