Ao longo do ano de 2019, choveu 350 mm a menos do que a média climatológica de Londrina. A expectativa era de 1638 mm, enquanto foram registrados apenas 1288 mm, segundo dados do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). É o ano mais seco desde 2006, quando choveu 1254 mm.
O mês de agosto foi o mais seco do ano: eram esperados 55,3 mm de chuva, mas foram registrados apenas 0,2 mm. Apenas em dezembro choveu mais do que o esperado - 272,2 mm - a média do mês é de 204,3 mm.
Além das chuvas escassas, também foram aferidas temperaturas mais altas que a média. Segundo o instituto, a temperatura média de 2019 foi de 29 ºC, três graus a mais do que a média histórica em Londrina. O dia mais quente do ano foi 02 de fevereiro, quando os termômetros de Londrina atingiram 37,2 ºC.
Leia mais:
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
Confira a previsão do tempo para esta segunda-feira em Londrina e na região
Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira
Para o ano de 2020, não se esperam atipicidades. De acordo com Angela Beatriz Costa, agrometeorologista do Iapar, não há previsão dos fenômenos El Niño e La Ninã, o que deve manter as condições climáticas do ano mais próximas das médias históricas.
*Sob supervisão de Larissa Ayumi Sato.