A segunda parcela do 13º salário dos servidores municipais de Londrina será depositada no dia 29 de novembro. A primeira metade foi paga em julho. Segundo o diretor de Gestão e Informações Funcionais Adilson Muneo Kemotsu, dessa vez a prefeitura vai desembolsar aproximadamente R$ 3,5 milhões. Além do 13º, o último salário do ano também vai será depositado antes do prazo, no dia 21 de dezembro.
''Tanto para o servidor quanto para a prefeitura é ótima essa antecipação. Para a administração, o parcelamento equilibra e dilui as despesas de final de ano. Para o servidor, também é positivo porque ele já pode fazer as compras de Natal'', explicou o diretor ao adiantar que a Frente de Trabalho receberá um dia antes de cada data estabelecida.
A antecipação do 13º é um direito garantido pelo Estatuto dos Servidores, por meio da lei nº 4.928/92 que estabelece o pagamento do valor em duas parcelas: a primeira entre os meses de fevereiro e novembro; e a segunda até o dia 20 de dezembro de cada ano. Este ano, foi a primeira vez que a atual gestão conseguiu adiantar os pagamentos.
Leia mais:
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv), Marlene Valadão Godoi, disse que o adiantamento do 13º é uma reivindicação do servidores e que em conversa informal com o secretário de Fazenda, Rubens Menoli, o sindicato fez pedido de reserva de caixa para o salário. ''É muito importante para os servidores a garantia de que vão receber. Muitos dependem desse dinheiro para sanar dívidas e pagar contas. Também é importante esse compromisso da prefeitura em fazer a reserva desse dinheiro para segurança dos servidores'', explicou.