Em parceria com a Secretaria Municipal de Recursos Humanos, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Londrina (Sindserv) iniciou um projeto-piloto de treinamento voltado para atendimento ao público. A primeira atividade colocada em prática é um curso para 120 servidores da Secretaria Municipal de Obras e Pavimentação. O treinamento começou na terça-feira (9) no Grêmio Literário e Recreativo Londrinense.
Os profissionais participarão de encontros semanais, sempre no Grêmio, ao meio-dia, com acompanhamento de psicólogos, durante três semanas, e serão divididos em três turmas.
Segundo a secretária de Recursos Humanos, Kátia Marcos Gomes, o foco da proposta é ouvir o servidor público e suas necessidades, bem como melhorar os serviços prestados aos munícipes. "É uma atividade de estímulo. O treinamento ajudará a valorizar o servidor, deixando-o mais seguro, por ressaltar a relevância e efetividade de seu trabalho para a instituição", afirmou.
Segundo Fábio Molin, diretor da Secretaria de Saúde e Condições de Trabalho do Sindserv, o objetivo é que seja estabelecido um canal para que os servidores possam dialogar sobre as questões de trabalho na Secretaria de Obras. "Será aberto um espaço para ouvi-los, para que proponham soluções para a melhoria dos serviços", disse.
Leia mais:
Feira da Concha recebe o show do cantor Nick Amaro nesta terça em Londrina
Cursinho social Aprova está com inscrições abertas em Londrina
Segunda-feira será de tempo instável, com chuvas em Londrina e na região
Festival Internacional de Inovação pretende mostrar Londrina e avanços tecnológicos
Os encontros serão divididos em três etapas. Inicialmente, será incentivada a integração dos funcionários e reforçada a identidade do servidor. Num segundo momento, haverá um levantamento das dificuldades e problemas no cotidiano de trabalho da Secretaria, sendo ouvidas as sugestões e posições dos servidores em busca de melhorias. Por último, será elaborado um diagnóstico que, após o término do treinamento, fará parte de um documento que será entregue ao prefeito Alexandre Kireeff.
Katia Gomes disse que, apesar de ser um projeto experimental, a iniciativa poderá ser estendida para outros órgãos da prefeitura. "Há sempre o que ajustar e afinar, mas é fundamental a capacitação e formação de servidores. É interessante que trabalhos como este tenham continuidade", ressaltou.
Inicialmente o projeto está sendo custeado pelo Sindserv e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Recursos Humanos, por meio da Gerência de Treinamento e Desenvolvimento da Diretoria de Desenvolvimento Humano.