A Prefeitura de Londrina vai ter de devolver R$ 779 mil repassados pelo Ministério da Educação (MEC) ao município para a construção de uma escola agrícola, na zona sul. A obra teve início em 1992, durante a segunda gestão do ex-prefeito Antonio Belinati (sem partido), mas ficou inacabada. Em 98, a área, onde já estavam edificadas cinco salas de aula, foi doada à empresa PBV, que construiu o Centro de Eventos de Londrina. A Procuradoria da República investiga o caso por suspeita de irregularidades com recursos federais.
Os recursos que a prefeitura terá de devolver foram recebidos em 1996 e, na época, correspondiam a R$ 400 mil. Como a obra não teve continuidade, o dinheiro ficou depositado em uma conta corrente. Segundo a secretária municipal de Educação, Magda Madalena Tuma, a administração tentou mudar o objeto e a finalidade para utilizar os recursos, porém o MEC foi irredutível.
'O MEC, em seus financiamentos, tem regras bastantes rígidas. A má condução do processo e a não efetivação da escola levaram a essa situação', lamentou a secretária. Ela disse ainda que, no momento, a prefeitura não tem interesse em construir uma escola agrícola porque teria de adquirir uma nova área para o empreendimento.