O prefeito Nedson Micheleti e a reitora da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Lygia Puppato, assinaram nesta quarta-feira convênio entre o Escritório de Assuntos Jurídicos da UEL e o Centro de Atendimento à Mulher (CAM).
De acordo com a Secretaria Municipal de Comunicação, por meio desse convênio, que entrará em vigor dia 12 de maio, mulheres encaminhadas pelo CAM receberão atendimento especial no escritório da UEL. "Os atendimentos às mulheres encaminhadas pelo CAM serão feitos separadamente dos outros casos, haverá um espaço reservado para isso", disse Lygia.
Para a reitora, convênio tem alcance social ao proporcionar o contato de estudantes universitários com outra realidade. "São futuros advogados que serão sensibilizados sobre a questão da violência contra a mulher. Essa contribuição pode ser o limite entre a vida e a morte de muita gente."
Leia mais:
Feira da Concha recebe o show do cantor Nick Amaro nesta terça em Londrina
Cursinho social Aprova está com inscrições abertas em Londrina
Segunda-feira será de tempo instável, com chuvas em Londrina e na região
Festival Internacional de Inovação pretende mostrar Londrina e avanços tecnológicos
A cerimônia de hoje também marcou os dez anos de existência do CAM, que agora passa a se chamar "Centro de Atendimento à Mulher 25 de Novembro", data do Dia Internacional de Combate à Violência contra a Mulher.
Durante os dez anos de existência, o CAM já atendeu 6.311 mulheres que sofreram algum tipo de violência. São cerca de 50 novos casos atendidos por mês e uma média de 600 por ano.
Pesquisa realizada nos últimos cinco anos pela secretaria mostrou que a principal ocorrência atendida pelo CAM é a violência emocional, com 62% dos casos. Em seguida, vem a física, com 34%. A sexual fica em terceiro lugar, com 2% dos casos. O restante é dividido entre violências social e moral.
O CAM fica na rua Sílvio Pegoraro, nº 251 (jardim Petrópolis – centro) e o horário de funcionamento do CAM é das 8h30 às 17h30.