Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em Londrina

Prefeitura tenta novo recurso, mas passagem de ônibus deve subir na sexta

Guilherme Batista - Redação Bonde
15 abr 2015 às 17:13

Compartilhar notícia

- Saulo Ohara/Folha de Londrina
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Procuradoria Jurídica do Município de Londrina apresentou, nesta quarta-feira (15), novo recurso ao Tribunal de Justiça do Paraná (TJ-PR) para tentar anular decisão judicial que obriga a prefeitura a incluir, nas planilhas de custos do serviço de transporte coletivo, a cláusula de lucratividade de 7,5% das empresas que operam na cidade. De acordo com o procurador Paulo César Valle, o TJ deve levar de dois a três meses para julgar o recurso. Ou seja, o município vai precisar cumprir a decisão da 1.ª Vara de Fazenda Pública e aumentar o valor da tarifa de ônibus ainda nesta semana.

O juiz responsável pela decisão, Marcos José Vieira, prorrogou o prazo da última para esta sexta-feira (17) para que a prefeitura calcule os valores das planilhas de custos do serviço e decrete a nova tarifa. Atualmente, o preço da passagem é de R$ 2,95. Com a incorporação da cláusula de lucratividade das empresas, o valor pode chegar a R$ 3,25.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Paulo César Valle lembrou que o município já havia tentado reverter a decisão judicial no mês passado. "No novo recurso, a gente manteve a mesma linha de defesa de contestação apresentada em primeiro grau, de que o contrato do serviço de transporte coletivo já possui um cláusula voltada à lucratividade das empresas. Ou seja, a incorporação de uma nova cláusula traria duplicidade ao processo", argumentou o procurador.

Leia mais:

Imagem de destaque
“Parábola da Alma Boa”

Livre Teatro estreia novo espetáculo em Londrina neste final de semana

Imagem de destaque
Contratações até 12 de janeiro

Londrina EC promete ter até 15 reforços para disputar o Campeonato Paranaense

Imagem de destaque
Máxima de 25°C

Quarta-feira será de tempo instável e temperatura amena em Londrina e na região

Imagem de destaque
Almoço bom e barato

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta quarta-feira


De acordo com ele, o TJ deve começar a analisar o recurso apresentado pela prefeitura na próxima semana. "A CMTU (Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização) também pretende apresentar questionamentos, mas só daqui a 60 dias, já que possui um prazo mais elástico para elaborá-los. Depois disso, abre-se prazo para as próprias empresas apresentarem as suas versões. O recurso será julgado só depois disso", explicou.

Publicidade


O novo valor da passagem de ônibus está sendo calculado pela CMTU com base em uma auditoria realizada pela Controladoria-Geral do Município. "Trata-se de um trabalho minucioso. Um estudo mais aprofundado se faz necessário para que possamos ter a certeza da tarifa mais adequada, dentro da legalidade", informou o prefeito Alexandre Kireeff na última semana.


Protesto


Um grupo de pessoas começou a organizar no Facebook, na última semana, um protesto contra o aumento do valor da passagem de ônibus em Londrina. De acordo com a descrição do evento criado na rede social, o "movimento é livre e tem como principal objetivo mostrar a insatisfação dos londrinenses".

Mais de 640 pessoas já confirmaram presença no evento. O protesto está marcado para as 18h30 da sexta-feira, em frente ao Terminal Urbano de Londrina.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo