Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Neste domingo

Primeiro dia da segunda fase do vestibular da UEL registra baixo índice de abstenção

Jéssica Sabbadini - Especial para a Folha
27 nov 2023 às 12:00
- André Ridão/Agência UEL
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A tarde de clima ameno e de garoa constante deste domingo (26) serviu como companhia para os milhares de candidatos que fizeram a prova do vestibular da UEL (Universidade Estadual de Londrina). 


Dentre os 7.075 aprovados para a segunda fase, 6.564 compareceram ao campus para fazer a prova de literatura, língua estrangeira, língua portuguesa e redação. A abstenção foi de 7,2%, o que representa 511 candidatos, percentual abaixo da última edição, que teve 12,6% de ausências.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Sandra Garcia, coordenadora da Cops (Coordenadoria de Processos Seletivos), explicou que além das 30 questões de línguas portuguesa e estrangeira e literatura, a prova também contou com duas redações. 

Leia mais:

Imagem de destaque
ZONA OESTE

Viadutos próximos da UEL devem receber iluminação por LED até a próxima semana

Imagem de destaque
NESTA QUINTA-FEIRA

Prefeitura promove audiência pública para debater área de expansão urbana de Londrina

Imagem de destaque
PARA ATUAR COMO TUTORES OU SUPERVISORES

UEL seleciona profissionais e docentes para o Projeto Mais Médicos para o Brasil

Imagem de destaque
INSCRIÇÕES VÃO ATÉ 15 DE MARÇO

Piscicultores já podem se inscrever para a 30ª Feira do Peixe Vivo de Londrina


A primeira no modelo dissertativo-argumentativo trouxe como tema a crise da água no mundo; já na segunda, o estudante deveria trazer o desfecho (complementar o pensamento) para um texto sobre o gerenciamento de tempo. 

Publicidade


Esta segunda proposta trouxe um artigo publicado na Folha de Londrina, de autoria do consultor Abraham Shapiro. “São duas propostas muito importantes, atuais e que com certeza os estudantes têm domínio para poder falar”, ressaltou.


O vestibular da UEL continua nesta segunda-feira com a aplicação da prova de conhecimentos específicos, que traz 12 questões dissertativas de três disciplinas - variando conforme cada curso. 

Publicidade


“É a prova que a gente avaliou que os candidatos mais gostam de fazer porque não é uma prova apenas de certo ou errado, então tudo que ele escrever vai ser considerado pelos corretores”, apontou. Já na terça-feira, a prova de habilidades específicas é destinada apenas para os cursos de arquitetura e urbanismo, design de moda, design gráfico, artes visuais e música.


NOVO FORMATO

Publicidade


Marta Favaro, reitora da UEL, ressaltou que o índice baixo mostra que os candidatos aprovados na primeira fase têm o real interesse de estudar na instituição. 


Para a próxima etapa, que já é nesta segunda e terça-feira, ela recomenda que os estudantes fiquem calmos e que descansem bastante para que o resultado seja positivo. 

Publicidade


“O que nós esperamos é que todos os nossos estudantes que vêm na expectativa de serem pertencentes à comunidade UEL, que o consigam. Nós temos as nossas vagas e queremos que eles sejam aprovados e que estejam conosco no próximo ano letivo”, pontua.


Em relação ao ano letivo, a reitora ressaltou que a universidade está em um processo de estudo de adequação do calendário letivo ao civil, que será discutido na próxima reunião do Cepe (Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão) no dia 30 de novembro. 


De acordo com Favaro, a proposta é de que o ano letivo de 2024 termine em fevereiro de 2025; já o ano letivo de 2025 começaria em março e seria concluído em dezembro do mesmo ano, alinhando os calendários acadêmico e civil.


Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA:


Imagem
Baixo índice de abstenção marca segunda fase do Vestibular da UEL
Um total de 511 candidatos (considerando um universo de 7.075 estudantes) deixaram de comparecer neste domingo (26) na 2ª fase do Vestibular 2024 da UEL.
Receba notícias do Bonde no Whatsapp/Telegram e fique por dentro de tudo!
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade