O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor de Londrina (Procon-LD) realiza até o dia 20 de dezembro um mutirão online para renegociação de dívidas. A iniciativa permite aos consumidores solucionar todos os tipos de pendências com mais de 50 bancos, empresas e concessionárias. O procedimento deve ser feito pelo site www.consumidor.gov.br e garante uma resposta ao requerimento.
Para participar do mutirão, o consumidor precisa se registrar na plataforma, gerando uma identificação de login e uma senha de acesso. Em seguida, o interessado deve fazer um relato sobre o problema, informando qual é a sua solicitação para a renegociação da dívida. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para aprovar o pedido do consumidor ou fazer uma nova proposta.
Ao fazer a petição online, é importante se atentar aos telefones e email para contato informados, já que os dados facilitarão o atendimento dos bancos e instituições financeiras participantes, entre os quais estão o Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Santander, entre outros. Após o consumidor receber a resposta ou contraproposta do fornecedor, ele tem até 20 para avaliar o retorno dado.
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A campanha online complementa o trabalho do Procon-LD voltado à resolução de conflitos entre devedores e bancos, concessionárias e empresas. Em novembro, a instituição realizou um mutirão presencial em parceria com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Norte do Paraná (Sinepe) que recebeu mais de mil solicitações.
A plataforma - O Consumidor.gov.br é um serviço público que permite o contato direto entre consumidores e empresas pela internet para a solução de conflitos de consumo. A proposta da ferramenta é possibilitar o procedimento de forma rápida e desburocratizada. Atualmente, 80% das reclamações registradas no site são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas dos consumidores em um prazo médio de sete dias.