O projeto itinerante "A Mata Atlântica é aqui", da Fundação SOS Mata Atlântica, realizou o monitoramento de 49 rios e córregos em 11 Estados brasileiros durante janeiro de 2011 a março de 2012. O resultado foi divulgado por causa do Dia Mundial da Água, comemorado nesta quinta-feira (22).
No Paraná, seis rios ou córregos foram monitorados, sendo que cinco foram classificados como "regular", entre eles, o Córrego Bom Retiro, em Londrina que somou 30 pontos, ficando atrás do Arroio Jupira (Foz do Iguaçu), Rio Iguaçu (União da Vitória) e o Rio Bezerra (Cascavel).
No entanto, a situação do córrego londrinense é melhor do que a do Rio Sanga Funga (Cascavel) e do Rio Quero Quero, em Curitiba, que somou 26 pontos e foi classificado como "ruim".
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Os rios e córregos recebem as seguintes classificações: péssimo (de 14 a 20 pontos), ruim (de 21 a 26 pontos), regular (de 27 a 35 pontos), bom (de 36 a 40 pontos) e ótimo (acima de 40 pontos).
Em todo o Brasil, dos 49 corpos d’água monitorados, 75,5% foram classificados como "regular" e 24,5% no nível "ruim". Nenhum dos pontos de coleta conseguiu a soma necessária para alcançar os níveis "bom" ou "ótimo".