Depois de participar de estudos de direção, produção e fotografia, 20 integrantes de oficinas de cinema do projeto "5ª Mostra Londrina de Cinema" iniciam na quinta-feira a produção prática de um curta-metragem na cidade.
As gravações do filme prosseguem nos próximos finais de semana e o curta deve ser concluído até o dia 1º de junho.
O projeto foi aprovado pelo Programa Municipal de Incentivo à Cultura, tendo recebido R$ 66.995,00, e inclui, além das oficinas, a produção de quatro vídeos e a realização da "5ª Mostra Londrina de Cinema", entre os dias 5 e 7 de junho.
Leia mais:
Confira o funcionamento do comércio de rua e shoppings durante o aniversário de Londrina
Ministério Público recomenda à prefeitura de Londrina alterações no Parcelamento do Solo
Aeroporto de Londrina terá voos diretos para Maceió e Porto Seguro na alta temporada
Agência do Trabalhador do Paraná começa a semana com 21,1 mil vagas de emprego
"Recebemos cerca de 50 inscrições. Além de apresentar currículo, eles deviam dizer o motivo pelo qual se interessam por cinema. Foi uma seleção rigorosa e percebemos que há demanda na cidade. Pelo menos 40 inscritos estariam aptos a participar", explicou o jornalista Caio Júlio Cesaro, supervisor das oficinas e da mostra.
Os alunos foram distribuídos em quatro oficinas diferentes: direção, da qual participam quatro alunos, fotografia, com seis integrantes, e as oficinas de direção de arte e de produção, ministradas a 10 alunos. O objetivo é trabalhar o roteiro e orientar a produção do curta, que será em preto e branco e filmado em Super-8.
A oficina de direção é ministrada pelo diretor Sérgio Concílio que já filmou em Londrina o curta-metragem "Cine Paixão", em parceria com Vera Senise, que é coordenadora da oficina de produção. Marcos Fontana coordena a oficina de fotografia. "Os profissionais que escolhemos têm um currículo artístico bem consistente e fazem um trabalho sério", disse Cesaro.
Quem assina o roteiro, intitulado "Cera entre as Pernas", é Romina Gonzales Galetto. Baseado no conto de Charles Bukowski ("Amor por $ 17,50"), o texto retrata a história de um homem comum com dificuldade de se comunicar.
"O objetivo da mostra, com a exibição do curta e dos vídeos, é mapear a produção da cidade. Há muita demanda e pouco investimento em formação, produção e exibição de cinema", ressaltou o supervisor.