Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em vez de demolir

Proprietários decidem restaurar barracão da rua Paraíba em Londrina

Pedro Marconi - Grupo Folha
06 jun 2024 às 17:22
- Pedro Marconi/Grupo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os herdeiros do barracão que fica na esquina da rua Paraíba com a travessa Belo Horizonte, no centro de Londrina, decidiram promover reformas no imóvel ao invés de demolir. No final do ano passado, a prefeitura indicou o risco de desabamento da estrutura, que está com uma das paredes cedendo, por exemplo. Por conta do perigo, o município interditou uma quadra da travessa Belo Horizonte – entre a Paraíba e avenida Leste-Oeste - em novembro, cenário que perdura até hoje.


As intervenções já começaram. “(A situação) foi resolvida. A obra será restaurada, pois, é muito bonita, de muita história. (Os herdeiros) não querem demolir algo desnecessário. Será feito o reforço na parede”, informou o engenheiro responsável por coordenador os trabalhos, Edson Schmitt. “É uma obra que vai acontecer com calma. É complexa e precisa de todos os cuidados”, acrescentou. O imóvel é da década de 1950 e serviu para a produção cafeeira e de algodão, na época.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em fevereiro, a FOLHA mostrou que o poder público londrinense conseguiu na Justiça uma determinação para que o barracão fosse colocado abaixo ou que ações para evitar a ruína acontecessem. O prazo dado foi de dois meses, sob pena de multa diária de R$ 500, podendo chegar a R$ 30 mil. “O prazo para os proprietários do barracão é de 60 dias, contados a partir de cinco de abril, data da intimação da decisão dos réus, que residem em São Paulo. A contagem se dá em dias úteis”, explicou o procurador geral da prefeitura e secretário de governo, João Luiz Martins Esteves.

Leia mais:

Imagem de destaque
Em obras até agosto

Avenida Curitiba vai ganhar espaços públicos de lazer, na zona norte de Londrina

Imagem de destaque
Foi encaminhado ao HU

Motociclista fica ferido após colidir com traseira de carro em Londrina

Imagem de destaque
No próximo sábado (22)

Festa do padroeiro na Paróquia São Luiz Gonzaga trás show sertanejo e sorteios de prêmios

Imagem de destaque
Importância para a economia

Maratona de inovação em Londrina busca soluções criativas para setor químico


Os proprietários, segundo ele, obtiveram licença junto à secretaria municipal de Obras para a demolição do prédio. “Em caso de descumprimento do prazo determinado há possibilidade de cobrança de multa diária em valor já fixado pelo juiz. Além disso, é dado ao próprio município realizar as obras necessárias para a demolição, pleiteando, posteriormente, o ressarcimento dos proprietários”, frisou.


Em razão da revitalização promovida pelos donos, tapumes foram colocados ao lado da estrutura, na travessa Belo Horizonte. Barreiras de concreto impedem o trânsito de veículos e pessoas na esquina com a rua Paraíba, no entanto, na quadra de baixo, no cruzamento da travessa com a Leste-Oeste, os alertas para não passar pelo lugar foram removidos e um cavalete está no chão.


Quem tem se aproveitado não pessoas em situação de rua e usuários de drogas, de acordo com comerciantes e moradores do entorno. A reportagem encontrou muito lixo, que vai de folhas até restos de embalagens de alimentos, uma televisão quebrada e fezes humanas. “Como têm algumas árvores baixas ali e agora colocaram os tapumes de ferro, tem gente vindo ficar nesse espaço, principalmente durante a noite. Gera um receio na vizinhança”, comentou um morador, que preferiu não ser identificado.


Imagem
Proprietários decidem restaurar barracão da rua Paraíba
Esquina da via com a travessa Belo Horizonte está interditada há sete meses por conta do risco de desabamento da estrutura
Imagem
Time londrinense participa do Campeonato Brasileiro Sub-20 de atletismo neste fim de semana
A equipe de atletismo de Londrina/FEL/IPEC tem mais um grande desafio pela frente neste próximo final de semana. De sexta a domingo, o time lon
Publicidade

Últimas notícias

Publicidade