18/04/21
PUBLICIDADE
Luto em Londrina

Radialista Miltinho Landin morre no último dia de quarentena por Covid-19

RobertStone Pieretti/Arquivo Pessoal
RobertStone Pieretti/Arquivo Pessoal


Londrina perdeu nesta sexta-feira (26) o radialista e músico Milton Paes Landin Filho, aos 58 anos de idade. Miltinho, como era conhecido, tinha um programa na Rádio Brasil Sul e faleceu ao fim da quarentena necessária devido à Covid-19.


Segundo o jornalista Barbosa Neto, proprietário da emissora londrinense, Miltinho teve sintomas leves e retornaria ao trabalho na segunda-feira. "Estive ontem na casa dele, falei com pai dele à tarde, enquanto ele estava dormindo. à noite, Ele iria ontem à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) para receber alta, mas não foi. À noite, chegou a notícia de que precisaram arrombar a porta do quarto e ele estava sem vida”, conta Barbosa.

Natural de Bela Vista do Paraíso, Miltinho tinha mais de 20 anos de emissora, calcula Barbosa - quando o jornalista assumiu a rádio, em 2005, o radialista já era funcionário. Tinha, inicialmente, um programa nas madrugadas, que depois passou para a tarde.

Com cabelo rastafari, Miltinho chamava a atenção pelo seu amor pela música e pelo Corinthians, cujo brasão cobria as costas inteiras em tatuagem. Apesar de MPB ser seu estilo predileto, tinha um gosto bastante eclético, indo do clássico ao sertanejo raiz. "Só tinha um estilo que ele não gostava, que é o sertanejo universitário. Ele se recusava a receber as duplas para entrevista em seu programa, como é comum com músicos que querem lançar seus trabalhos”, recorda.

Para Barbosa, Miltinho era um gênio, que gostava de cuidar sozinho do próprio programa. "As tardes para os porteiros, para as empregadas domésticas, aposentados, profissionais liberais que estavam acostumados a ouvir o programa dele, nunca mais será igual.”

Miltinho de todas as tribos

Professor de história e ex-proprietário de loja de discos em Londrina, Denoir Cibié conheceu Miltinho "das tribos urbanas”. Cibié fazia parte do movimento punk, enquanto, à época, Miltinho era do heavy metal. "Mas ele transitava muito bem entre todas as tribos. Isso era devido ao vasto conhecimento musical dele, muito provavelmente por trabalhar em rádio, tocar na noite e ouvir coisas diferentes”, recorda. "Ele sempre foi muito receptivo e estava em todos os ambientes. Era impressionante”, diverte-se.

O radialista passou por outros estilos, também. Teve sua fase disco, sua fase punk e a rastafari, com dreads nos cabelos. Mas, para os mais jovens das outras tribos, era uma referência por ser muito aberto a vários estilos musicais. "A época mais intensa de convivência com ele foi quando ele se aproximou do punk rock e do hardcore”, conta Cibié. e continua. "Era carismático, o Miltinho. Apesar de ter um visual meio agressivo, pelo estilo do heavy metal. Mas, quem não o conhecia, não sabia como ele era”, diz.

Miltinho foi sepultado na manhã deste sábado (27), no Jardim da Saudade, em Londrina.

Nas fotos abaixo, Miltinho sempre estava de camiseta branca sob uma jaqueta; A primeira e a última foram registradas no antigo bar Araucana, um reduto underground da cidade no início dos anos 90. As outras duas, em Curitiba, onde também era conhecido.

Arquivo Pessoal/Denoir Cibié
Arquivo Pessoal/Denoir Cibié


Arquivo Pessoal/Denoir Cibié
Arquivo Pessoal/Denoir Cibié


Arquivo Pessoal/Denoir Cibié
Arquivo Pessoal/Denoir Cibié


Arquivo Pessoal/Denoir Cibié
Arquivo Pessoal/Denoir Cibié


.
Luís Fernando Wiltemburg - Grupo Folha
PUBLICIDADE
Continue lendo
Após sete finais de semana

Comerciantes de Londrina comemoram retomada do atendimento aos sábados

17 ABR 2021 às 16h33
Funeral do marido

Imagem da rainha Elizabeth isolada gera comoção nas redes sociais

17 ABR 2021 às 15h39
6º sorteio sem ganhador

Caixa sorteia hoje R$ 40 milhões da Mega-Sena acumulada

17 ABR 2021 às 13h42
Operação Pronta Resposta III

Homem morre durante operação da PM no Flores do Campo

17 ABR 2021 às 13h23
Publicação viralizou

Aluna surda recebe explicação de professor por áudio

17 ABR 2021 às 12h58
Deu falta

Professores da rede estadual denunciam falhas em novo sistema de registro de frequência

16 ABR 2021 às 20h20
Veja mais e a capa do canal
JORNAIS
Folha de Londrina
TELEVISÃO
MultiTV Cidades
OUTRAS EMPRESAS
Grafipress
RSS - Resolução máxima 1024x728 - () - Bonde - Todos os direitos reservados