Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Transporte Coletivo

Redução de tarifa em Londrina: Apucarana e Araucária foram modelo

Vitor Ogawa - Grupo Folha
11 jan 2022 às 07:33

Compartilhar notícia

- Arquivo Folha
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Não é só Londrina que adotou a política de redução da tarifa de transporte coletivo. Apucarana (Centro-Norte) e Araucária (Região Metropolitana de Curitiba) são dois dos municípios do Paraná que adotaram a política de reduzir o valor das passagens de ônibus para incentivar o uso do transporte público.


O secretário municipal de Planejamento de Apucarana, Carlos Mendes, ressaltou que o transporte público da cidade sofreu uma grande debandada a partir de março de 2020. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


“A gente tinha 16 mil passageiros antes da pandemia e esse número chegou a cair para 7 mil ou 8 mil usuários. A gente fez o subsídio da passagem para diminuir o valor para a população, que vem sofrendo com a queda do emprego e do salário e, consequentemente, há a queda de renda. Com o subsídio o usuário economizou e ele foi retornando aos patamares normais. A gente espera que agora, em 2022, a gente retorne ao número de passageiros que era o número habitual”, ressaltou. O número de usuários está em 12 mil, ainda abaixo do patamar pré-pandemia. 

Leia mais:

Imagem de destaque
21 aprovados

Cursinho para alunos periféricos comemora aprovações no Vestibular da UEL em Londrina

Imagem de destaque
Fique atento aos prazos

Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL

Imagem de destaque
Vestibafest

Estudantes comemoram aprovação no vestibular da UEL

Imagem de destaque
Entrega de 1.269 cartões

Londrina promove primeiro mutirão de entrega do cartão Comida Boa em 2025


O subsídio está previsto para vigorar até o fim de dezembro deste ano. “Nós vamos ter que ver como os usuários vão se comportar, até porque tem essa variante nova da Covid-19, a ômicron. Vamos ter que analisar”, afirmou. 


Ele ressaltou que a redução da tarifa é uma estratégia que funciona. “Como você ajuda a população com a diminuição do valor da tarifa, é possível colocar mais gente dentro do transporte público. O ideal seria se o governo federal realmente entrasse com aquela opção de pagar o valor da passagem do idoso, que é um projeto que estão discutindo em Brasília. Isso faria o transporte público ter um fôlego no Brasil inteiro”, apontou. 


Continue lendo na Folha de Londrina.

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo