A destinação do lixo em Londrina será tema de reunião pública nesta quarta-feira (13), às 14h, na Câmara de Vereadores. Convocado pela Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização do Legislativo, o debate terá como tema a coleta e tratamento dos resíduos orgânicos e recicláveis na cidade. Foram convidados representantes da Central de Tratamento de Resíduos (CTR), Kurika Ambiental, cooperativas de catadores, secretarias municipais do Ambiente, de Obras e de Agricultura, universidades e Ministério Público.
O presidente da Comissão de Administração, Serviços Públicos e Fiscalização, vereador Amauri Cardoso (PSDB), afirma que um dos objetivos da reunião é reunir os responsáveis pelo serviço no município e identificar por que ainda existem falhas e por que a legislação não vem sendo integralmente cumprida. "De acordo com a lei, pelo menos 30% do lixo orgânico deve ser submetido à compostagem, e este índice não está sendo obedecido", lembra Cardoso.
Em visita à CTR, no distrito de Maravilha (zona Sul), o vereador constatou que ainda há uma grande quantidade de rejeitos (como lixo de banheiro) e até recicláveis misturados ao lixo orgânico. "Esta é uma questão fundamental. A coleta específica de rejeitos é necessária para o processo de conscientização da população sobre a importância de separar corretamente os resíduos, evitando assim as montanhas de lixo misturado, que ainda vemos atualmente", aponta o parlamentar.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Durante a reunião também serão discutidas as razões que levam a Administração Municipal a continuar contratando o serviço de tratamento de chorume de outro município e por que os galhos resultantes das podas não são utilizados na compostagem. "A ideia é discutir por que o processo ainda não está caminhando como previsto no contrato e propor soluções", completa Amauri Cardoso. A CTR de Londrina foi inaugurada em 2010 com a promessa de ser uma unidade modelo no País e resolver o antigo problema do lixo em Londrina.
A Comissão de Administração. Serviços Públicos e Fiscalização é composta ainda pela vereadora Sandra Graça (PRB) e pelo vereador Roque Neto (PR). O debate desta quarta será realizado na sala das sessões da Câmara, com transmissão online pelo site www.cml.pr.gov.br.