A SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres) promove nesta quarta-feira (12), às 14h, uma roda de conversa sobre o tema “Dependência Emocional e Relacionamentos Abusivos”.
Alusiva ao Dia dos Namorados, celebrado em 12 de junho, a atividade é gratuita e será realizada no Centro de Oficinas para as Mulheres (COM), que fica na Rua Valparaíso, 189, Parque Guanabara.
Podem participar mulheres com idade a partir de 18 anos que morem na área urbana e nos distritos rurais de Londrina, e as inscrições devem ser feitas através do número de WhatsApp (43) 99945-0056.
Leia mais:
Hoftalon entrega óculos para alunos de escolas municipais da zona norte de Londrina
Cidade Industrial tem 47 dos 52 lotes arrematados em Londrina
Prefeitura de Londrina alerta para golpes com cobrança de impostos via mensagem
Prefeitura de Londrina faz plantão de atendimento do Profis 2024 neste sábado
A mediadora da roda de conversa será a psicóloga e diretora de Empreendedorismo e Ações Educativas da SMPM, Lisnéia Rampazzo.
Ela explica que a dependência emocional é um padrão de comportamento em que a pessoa requer atenção, aprovação e validação de outros indivíduos. Essa necessidade costuma se concentrar em um indivíduo específico, como um companheiro romântico.
Conforme Rampazzo, a dependência emocional pode ser extremamente prejudicial, bem como um terreno propício para relacionamentos abusivos.
“A roda de conversa tem o intuito de refletir sobre esses comportamentos que podem causar muitos prejuízos tanto no campo pessoal quanto no profissional”, frisou.
Ainda segundo a psicóloga, alguns sintomas de dependência emocional são a baixa autoestima, medo da rejeição, necessidade de controle, ciúme e possessividade, dificuldade de tomar decisões e negação de problemas.