A Sanepar suspendeu nesta quinta-feira (4) o rodízio no abastecimento de água em Londrina e Cambé. O racionamento estava em vigor desde segunda-feira (1) em função dos baixos níveis dos reservatórios.
A produção de água foi afetada porque o excesso de chuvas no norte do Paraná levou muita terra e sujeira para dentro do Rio Tibagi, de onde se capta 54% da água consumida em Londrina e Cambé.
Segundo o gerente geral da Região Metropolitana de Londrina, Sérgio Bahls, esse medida visa avaliar o comportamento do consumo e do sistema de água. "Se a reação for positiva, poderemos antecipar o fim do rodízio previsto para o domingo. Se o sistema não conseguir atender toda a demanda, amanhã (sexta) vamos restringir novamente o fornecimento de água", afirmou.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
O gerente reforça a necessidade do uso da água com moderação, evitando desperdício na lavagem de calçadas e carros. "A água que nós fornecemos é tratada e fluoretada, para consumo humano. Então, vamos evitar nesses dias o uso dessa água para serviços que podem ser adiados", ressalta.
Devido às manobras que têm sido executadas no remanejamento da distribuição, pode haver algumas situações de água suja na rede. Nesses casos, a Sanepar solicita que o morador telefone para o 115 a fim de que o problema seja resolvido.
(Com informações da Assessoria de Comunicação da Sanepar).