Na próxima segunda-feira (18), o Santuário de Schoenstatt, localizado no centro de Londrina, celebra seu jubileu de 70 anos de história.
Devido à pandemia, a comemoração ocorrerá por meio de uma celebração on-line, às 20 horas, transmitida pelo Facebook @santuariodelondrina e Instagram @tabordaesmagadoradaserpente. A festividade encerra também as celebrações preparatórias iniciadas em maio de 2019. O grande marco da celebração será a entrega de um cetro, que será anexado ao quadro da Mãe Rainha e Vencedora Três Vezes Admirável. A peça, junto com a coroa, é símbolo do poder e realeza exercidos pela Mãe de Deus.
Devido à importância da festa e à impossibilidade da presença dos devotos e dos membros do Movimento Apostólico de Schoentatt, os organizadores até cogitaram transferir a celebração para outra data, porém concluiu-se que a entrega do cetro à Mãe Rainha é um sinal de confiança na intervenção que vem dos céus, para que Maria nos conduza neste tempo tão desafiador.
Leia mais:
Feira da Concha recebe o show do cantor Nick Amaro nesta terça em Londrina
Cursinho social Aprova está com inscrições abertas em Londrina
Segunda-feira será de tempo instável, com chuvas em Londrina e na região
Festival Internacional de Inovação pretende mostrar Londrina e avanços tecnológicos
Além de sua presença enquanto símbolo de religiosidade, a história do Santuário de Schoenstatt está unida à história da cidade, pois ambos cresceram juntos. Dom Albano Cavallin, dizia que o "Santuário é o coração de Londrina". São sete décadas da presença e atuação da Mãe e Rainha de Schoenstatt na formação de líderes nas áreas da saúde e da educação, além de trabalhos social e apostólico, contribuindo para o desenvolvimento do município.
Na área da saúde colabora com ensino técnico de profissionais na escola de enfermagem 'Mater Ter Admirabilis' e na formação espiritual de funcionários e pacientes na Santa Casa, Hospital Infantil e Mater Dei.
Na educação, a pedagogia de Schoenstatt está presente na creche do bairro Marabá, que atende mais de 100 crianças, e no Colégio Mãe de Deus, que desde o ano de 1936 já formou 80 mil alunos.
Na área da cultura, Schoenstatt colaborou na formação do primeiro coral da cidade, o coral Santa Cecília, que tem 83 anos de história, e no inicio da faculdade de música da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que começou no Colégio Mãe de Deus.
No trabalho social, o Santuário alcança a vida de muitas pessoas, como as ações desenvolvidas na Casa Acolhedora Mãe e Rainha, com projetos voltados a crianças e famílias na região dos Cinco Conjuntos. No Santuário, mensalmente acontece um bazar para ajudar os enfermos que participam do Movimento.
No campo religioso, o Santuário é lugar de fortalecimento na fé para mais de 60 mil famílias que recebem a visita da Mãe Peregrina de Schoenstatt. Diariamente ele acolhe mais de 300 peregrinos.
"O grande sinal no céu, a Esmagadora da Serpente quer se estabelecer aqui para cuidar a partir daqui, para lutar, para vencer o demônio e para Cristo reinar e governar em toda a parte nas almas, nas famílias e na alma dos povos", assim disse o Pe. José Kentenich, fundador da Obra de Schoenstatt, no dia 25 de Abril de 1948, quando lançou a pedra fundamental para o início da construção do Santuário, que foi fundado no dia 18 de maio de 1950.