Com o objetivo de auxiliar as mulheres que vivem ou estão passando por uma situação de vulnerabilidade social e econômica a se empoderarem, a Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres, realizará o Curso de Alfabetização Digital e Internet.
A aula será ministrada gratuitamente a partir do dia 6 de abril, às 14h. Os encontros serão sempre às sextas-feiras, com duração de cerca de 3 meses, visto que serão realizadas 12 aulas. As interessadas em participar podem se inscrever pelo telefone (43) 3378-0111 ou pessoalmente na sede da Casa da Mulher, situada na rua Valparaíso, 189, esquina com a avenida Higienópolis. O curso acontecerá em um dos laboratórios de informática da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
A intenção é oferecer um curso de alfabetização digital, em que as necessidades de cada participante serão levadas em consideração. Na aula, elas aprenderão conceitos básicos de informática e internet, assim como ações que, para muitos, são consideradas simples e rotineiras, mas que para elas fazem toda a diferença entre estar ou não conectadas com as novas tecnologias. Elas aprenderão, por exemplo, a ligar e desligar os computadores, criar contas de e-mail e em redes sociais, e a fazerem pesquisas em buscadores e armazenadores de informações.
Leia mais:
Banda Nova Funcart promove nova edição do festival de música neste domingo em Londrina
Feira Flua Cultura promove evento dos 90 anos de Londrina na Concha Acústica
Elevação do preço da carne pressiona inflação da cesta básica em Londrina
Distrito de Guaravera deve ficar sem água nesta segunda após manutenção de rede
A expectativa é que haja uma capacitação quanto ao acesso e manuseio da internet e dos aplicativos que ela oferece, diminuindo assim o receio que as participantes têm em relação ao uso do computador, o que as ajudará a se inserirem em uma realidade conectada, reduzindo a exclusão digital.
O curso faz parte de uma parceria estabelecida com a Direc (Diretoria de Relações Empresariais e Comunitárias) da UTFPR com a Prefeitura de Londrina. A professora doutora em matemática pela USP (Universidade de São Paulo), Nazira Hanna Harb, é a coordenadora do projeto de extensão que levará a aula até a Casa da Mulher.
Durante a atividade, cada aluna receberá as orientações de um estudante universitário da UTFPR. Dessa forma, o projeto prevê a interação entre os graduandos de vários cursos universitários com as mulheres que, por diversos motivos, não conseguiram se conectar ao mundo digital, unindo o conhecimento do mundo acadêmico com o serviço à comunidade que não teve essa oportunidade.
O Curso de Alfabetização Digital e Internet é desenvolvido duas vezes por ano, sempre com turmas de 15 alunas. Ele acontece desde 2015 em Londrina. Além dele, a Casa da Mulher traz outras ações voltadas à capacitação das mulheres para o mercado de trabalho e geração de renda, ao exercício da cidadania ativa, oficinas educativas e atividades de saúde. Somente de janeiro a dezembro de 2017, 1.208 mulheres participaram das atividades que incluem cursos, oficinas de capacitação para a geração de trabalho e renda, atividades educativas, palestras e a grupos de saúde da mulher.
Sobre o local - A Casa da Mulher é um espaço voltado à capacitação das mulheres que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Sedia atividades preventivas, terapêuticas, de inclusão produtiva e social e apoia as organizações comunitárias de mulheres. A missão dos profissionais da Casa da Mulher é formar cidadãs autônomas e preparadas para o mundo do trabalho.