Tirando o sossego de crianças, idosos e animais de estimação, Londrina teve 43 denúncias de fogos de artifício com estampido na virada de 2023 para 2024.
Segundo a Sema (Secretaria Municipal do Ambiente), o número está muito abaixo do que foi registrado no mesmo período do ano passado e a expectativa é de que, em dois anos, a quantidade de denúncias caia para zero.
Para a pasta, a chave é a educação ambiental e a conscientização por parte da população sobre os danos que os fogos com estampido trazem para pessoas e animais.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Ronaldo Siena, secretário municipal do Ambiente, explica que houve uma diminuição grande no número de denúncias por parte da população sobre a utilização de fogos de artifício com estampido na véspera de Ano Novo.
Na virada para 2024, foram registradas apenas 43 denúncias, número 66,4% menor do que no mesmo período do ano passado, que teve 128 denúncias. Já em relação a virada de 2018 para 2019, ano em que os fogos com estampido foram proibidos, a queda é de 97,6%, já que naquela época foram recebidas 1.865 denúncias.
Ele explica que, neste ano, todas as denúncias foram feitas através do telefone 153, da GM (Guarda Municipal), pelo fato de que o serviço está disponível 24 horas por dia. “Ficou mais prático para o denunciante fazer a sua denúncia”, afirma.
Segundo ele, seis locais foram vistoriados pelos guardas, sendo que o próximo passo agora é o envio, por parte da GM, dos termos de vistoria para a secretaria. Com o termo em mãos, um grupo da Sema faz uma análise para definir se serão lavrados os autos de infração, assim como o valor das multas.
Para esses casos, as multas podem variar de R$ 60 a R$ 3 mil, dependendo do número de fogos encontrados e do número de pessoas que participavam da ação. Além disso, todos os 43 denunciados serão notificados pela pasta.
“Diminuiu muito [o número de denúncias em relação aos últimos anos], então a gente acredita que, nessa proporção, se a continuar dessa forma, nos próximos anos é tentar zerar o número de denúncias”, aponta, complementando que a expectativa é de que, em dois anos, a cidade de Londrina não enfrente mais problemas relacionados aos fogos de artifício com estampido.
Leia a reportagem completa na FOLHA DE LONDRINA: