Pesquisar

Canais

Serviços

Gina Mardones/Arquivo Folha
Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Danos

Temporal deixa 59 mil domicílios sem luz em Londrina

Redação Bonde com assessoria de imprensa
23 out 2021 às 19:22
Continua depois da publicidade

Londrina tem 59 mil domicílios sem energia elétrica e ao menos 20 circuitos alimentadores desligados após o temporal da tarde deste sábado (23). O balanço foi divulgado pela Copel (Companhia Paranaense de Energia). Há relatos de árvores caídas e locais destelhados pela cidade. 

Continua depois da publicidade
PUBLICIDADE


Na região, estão com o abastecimento de energia interrompido os municípios de Cafeara, Congonhinhas, Flórida, Jataizinho, Lobato, Lunardelli, Nossa Senhora das Graças, Nova Fátima, Sabáudia e Santo Inácio.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade


Defesa Civil Municipal


A secretaria Municipal de Defesa Social de Londrina, por meio da Compdec (Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil) informa que as pessoas que precisarem de atendimento da Defesa Civil devem ligar para o telefone de emergência 199 ou 153 da Guarda Municipal para comunicar quedas de árvore, destelhamentos, alagamentos entre outros casos.


Com as informações das ocorrências o órgão vai montar as ações de respostas pelos setores mais atingidos.

Continua depois da publicidade


Caso a queda de árvore, queda de estrutura ou poste tenha ocorrido sobre a fiação elétrica, após comunicar o telefone 199, favor comunicar imediatamente o telefone de emergência da Copel (08005100116), e relatar o que houve com o máximo de detalhes.


A Defesa Social disponibilizou o ônibus da GM na base da instituição da zona norte, localizada na avenida Saul Elkind esquina com a rua Joaquina de Oliveira Perfeito. Os agentes estão distribuindo lonas para as pessoas atingidas pelo vendaval.


Paraná


Após atingir os municípios do Oeste e do Sudoeste do Paraná, o temporal desta manhã seguiu deixando estragos no Noroeste e Norte, regiões que tinham acabado de se recuperar dos estragos do evento climático do último dia 13. No fim da tarde, em todo o Estado, a Copel registra quase 435 mil unidades consumidoras sem energia e quase 4,6 mil ocorrências para atendimento. 


As regiões Oeste e Sudoeste são as com mais unidades consumidoras desligadas, somando 177,4 mil. O número de ocorrências para atendimento passa de 2,2 mil. Em seguida, aparece a região Norte, com 133 mil unidades consumidoras sem energia e mais de mil ocorrências para atendimento. A região Noroeste é a quarta, somando 111,7 mil unidades consumidoras desligadas e mais de mil ocorrências.  


A Copel está com equipes de manutenção e emergência nas ruas trabalhando desde cedo para restabelecer o fornecimento o mais rapidamente possível. A concessionária lembra que, em dias de tempestade, deve-se manter distância de situações que possam oferecer risco, como postes quebrados e cabos rompidos. A falta de luz pode ser comunicada pelo site e aplicativo, pelo telefone 0800 51 00 116 e pelo WhatsApp 41 3013-8973. Há ainda a opção de enviar uma mensagem de texto (SMS) para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora. 


Oeste/Sudoeste  


Foz do Iguaçu, Medianeira e Cascavel concentram o maior número de consumidores desligados e há municípios com quase a totalidade dos consumidores desligados: Itaipulândia, Matelândia, Missal, São Pedro do Iguaçu, Lindoeste, Ramilândia, Diamante do Oeste, Três Barras do Paraná, Ibema, Salgado Filho, Tupãssi, Boa Vista da Aparecida, Catanduvas, Iguatu, Campo Bonito, São José das Palmeiras, Diamante do Sul, Santa Tereza do Oeste, Ouro Verde do Oeste, Guaraniaçu, Santa Lúcia e Flor da Serra do Sul.

Continue lendo