O Terminal Rodoviário de Londrina deve ter aumento de 10 mil a 12 mil passageiros no feriado prolongado da Independência do Brasil. A movimentação deve aumentar a partir das 20h desta quarta-feira (6), véspera do feriado, e só voltará ao normal na tarde da próxima segunda-feira (11). O superintendente do terminal, Sandro Neves, aconselha a aquisição antecipada das passagens de ida e volta, já que alguns destinos estão com ônibus lotados.
Diariamente, o terminal recebe, em média, 6 mil usuários, entre embarque, desembarque, trânsito e turismo. De quarta (6) até sexta-feira (8), entretanto, em vez dos 36 mil passageiros habituais, a superintendência diz acreditar em 46 mil a 48 mil pessoas passando pelo local.
De acordo com ele, os destinos mais procurados são Curitiba, São Paulo, Campinas, São José do Rio Preto e algumas cidades do litoral catarinense e interior paranaense. Com ônibus lotando, as próprias companhias já começam a oferecer carros extras – até a manhã desta terça-feira (5), já eram 35 carros a mais com previsão de saída no início do feriado e, para domingo, chegam a 45 veículos extras.
Leia mais:
'Tenham orgulho da sua cidade', afirma Tiago Amaral, prefeito eleito de Londrina
Aniversário de Londrina terá atrações culturais; confira a programação
Da tradição do café ao cinema: os ciclos da economia de Londrina
Representantes do poder público e sociedade civil projetam futuro de Londrina
Para evitar transtornos, Neves sugere aos passageiros que adquiram as passagens de ida e de volta na mesma oportunidade. "Quem não pode perder o trabalho na segunda-feira, é melhor garantir. É mais fácil trocar a passagem, em caso de imprevisto, do que conseguir o bilhete de última hora."
No dia da viagem, Neves sugere a chegada ao terminal com uma hora de antecedência para não perder o embarque. Com veículos a mais, o tempo para os passageiros entrar no ônibus será de 15 a 20 minutos.
O superintendente também avisa: cuidado com os pertences. "Tem gente que encontra nessas ocasiões a oportunidade para furtos", justifica.
O terminal rodoviário vai operar com mais funcionários, além de reforços da Guarda Civil Municipal, da Polícia Militar (PM) e de agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).