Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Infraestrutura

Velha estrada é motivo de reclamação entre moradores de Londrina e Cambé

Paulo Monteiro / Nosso Dia
09 set 2017 às 08:23

Compartilhar notícia

- Paulo Monteiro / Nosso Dia
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Mais uma vez os moradores de Cambé reclamam dos velhos problemas da Estrada da Esperança. Em setembro de 2016, a reportagem mostrou como era perigoso trafegar por ela. Inclusive, um motorista capotou um carro na via e ficou gravemente ferido. No entanto, após 12 meses, nada mudou: falta sinalização (a faixa que divide os sentidos das pistas e tartarugas refletivas) e sobram pedras soltas, buracos (grandes e pequenos), terra e areia, que ainda deixam a via escorregadia.

A estrada também passa pela região oeste de Londrina. Porém é no trecho de Cambé que as coisas se agravam. O pedreiro Benedito Rosa mora no Conjunto João Turquino, extremo oeste de Londrina, mas passa diariamente pela via para chegar aos clientes cambeenses. Ele perdeu as contas dos prejuízos que a estrada já causou. "Esses buracos quebraram o amortecedor e entortaram a roda do meu carro. Os consertos ficaram bem caros. A estrada é velha e perigosa, mas não há outra alternativa para quem mora nesta região."

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Nos dias chuvosos os buracos da via ficam cobertos pela água barrenta. Verdadeiras armadilhas, pois escondem os defeitos e enganam os motoristas. "Também há muita lama e poeira, que atrapalham bastante a direção. Você tenta livrar o carro de um problema, desliza para a lateral da via e acaba no meio da quiçaça", acrescenta o promotor de vendas Wilson das Neves Júnior.

Leia mais:

Imagem de destaque
Deslocamentos curtos

Nova opção de transporte, patinetes elétricos começam a funcionar em Londrina

Imagem de destaque
Nova frente fria

Fim de semana será de tempo instável e com chuvas em Londrina e região

Imagem de destaque
Neste sábado (14)

Escritor londrinense lança romance 'O Gringo do Bom Jesus'

Imagem de destaque
Dados como ponto de partida

Fórum Desenvolve Londrina lança Manual de Indicadores 2024


A via corta também o Residencial Bella Itália, em Cambé. Apesar de viver há apenas seis meses no bairro, a estudante Valciane Maria da Silva assistiu inúmeros acidentes no local. "Moramos aqui há seis meses. Sempre vejo acidentes neste pedaço, principalmente com motociclistas. Eu e meu cunhado quase caímos de moto esses dias depois que ele tentou desviar de um buraco. A terra e o barro também deixam a rua bem escorregadia", relembra. "Quando o tempo está muito seco, sem chuva, as roupas ficam cobertas de poeira no varal."

Publicidade


Ficou na promessa


Em setembro de 2016, o secretário municipal (em substituição) de Obras de Cambé, o engenheiro Diego Carvalho Rodrigues, deixou os usuários e moradores na esperança, após divulgar que a via receberia um asfalto novo.

Publicidade


"Existe um projeto, inclusive já licitado em R$ 3 milhões, para a reforma de vias do município. R$ 500 mil deste dinheiro estão sendo usados na rua Pirapó, que serve de acesso para a Estrada da Esperança, entre os Jardins São Paulo e Santo Amaro", disse. "Dentro deste projeto está a Estrada da Esperança, que ganhará o melhor asfalto disponível no mercado atual. A estrutura da via deve ser toda refeita. Infelizmente, não tenho um prazo para este atendimento, pois há apenas uma empresa responsável pela revitalização das vias dentro deste trabalho." Para a tristeza da comunidade, um ano depois, nada melhorou.


Duplicação e até viaduto


O secretário municipal de Planejamento de Cambé, Mário Vander Martins, adianta que o município desenvolve um estudo para a duplicação da Estrada da Esperança. "Está sendo elaborado um projeto para a duplicação de pelo menos 600 metros desta via, desde o seu início, na BR-369, até o Jardim das Torres. A execução desta obra seria para os próximos dois anos. Assim que o projeto for concluído, o prefeito de Cambé irá em busca de recursos juntos aos governos estadual e federal. O processo de duplicação do restante da via seria de responsabilidade dos empreendimentos habitacionais que estão em andamento na região."

O município também pretende construir uma estrutura sobre a rodovia BR-369. A obra, além agilizar o fluxo de veículos, diminuiria a quantidade de acidentes no cruzamento. "Há também uma movimentação política para a construção de um viaduto no cruzamento da Estrada da Esperança com a BR-369. Este seria um projeto mais complexo, porém existe a iniciativa do município. Os governos federal e estadual entrariam com o recurso e o município com a execução."


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo