Londrina

Vereador detido pode tomar posse pela internet

01 jan 2021 às 13:06

O Tribunal de Justiça do Paraná não permitiu que o vereador Diogo Michel Canata, do Partido Liberal (PL), saísse da cadeia para tomar posse na Câmara Municipal de Alvorada de Sul (Região Metropolitana de Londrina). A solenidade aconteceu na manhã desta sexta-feira (1º). O parlamentar foi o quarto mais votado nas eleições do ano passado. Ele está atrás das grades há mais de seis meses por supostamente chefiar o tráfico de drogas na cidade.

A defesa recorreu ao TJ depois de ter o pedido negado na primeira instância, mas o juiz substituto de segundo grau Pedro Luis Sanson Corat. Os advogados Rafael Garcia Campos e Carlos Lopes Lamerato pediram então à Justiça a possibilidade da posse acontecer pela internet. O regimento interno do Legislativo de Alvorada permite que os vereadores assumam os mandatos até 15 dias após a cerimônia.


Segundo os defensores, "o estabelecimento prisional que Canata está tem computador para a videoconferência". Eles informaram que outros casos semelhantes já aconteceram no Brasil. A expectativa espera que o novo presidente da Câmara avalie o requerimento até a próxima segunda-feira.

Diogo Canata teve 251 votos nas últimas eleições, quando foi autorizado pela Justiça Eleitoral a concorrer. Ele foi detido na Operação Paranapanema, deflagrada ao mesmo tempo em Maringá, Londrina, Rolândia e Iguaraçu, além de Alvorada. Na casa do político, os policiais apreenderam 30 quilos de crack, armas e veículos. Além do tráfico, ele é apontado como agiota e lavador de dinheiro no município.


Continue lendo