Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
17 de maio

Vereadora quer criar Dia Contra a Homofobia em Londrina

Guilherme Batista - Redação Bonde
15 abr 2015 às 16:32

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Projeto de lei de autoria da vereadora Elza Correia (PMDB) quer criar o Dia Municipal Contra a Homofobia em Londrina. A proposta será discutida, em primeiro turno, durante a sessão desta quinta-feira (16) da Câmara de Vereadores. Com o projeto aprovado, o Dia Contra a Homofobia passará a ser comemorado em 17 de maio na cidade. "Esta iniciativa tem por objetivo a promoção do direito à livre orientação sexual", argumentou a parlamentar na justificativa anexada ao projeto de lei.

Conforme ela, o dia 17 de maio é emblemático para os movimentos que lutam por mais direitos aos homossexuais. "Historicamente, no dia 17 de maio de 1990, a Organização Mundial de Saúde retirou a homossexualidade do rol de enfermidades, sendo que até então era considerada como doença ou perversão", lembrou Elza no projeto. De acordo com ela, o referido ato reconheceu que a homossexualidade é um "estado mental tão saudável quanto a heterossexualidade, sendo um dos mais importantes marcos para o avanço da cidadania de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais" no país.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


A proposta lembra, ainda, que o Dia Contra a Homofobia já é comemorado em mais de 20 cidades do país, entre elas Curitiba e Maringá.

Leia mais:

Imagem de destaque
Sertanejo e MPB

Feira da Concha recebe o show do cantor Nick Amaro nesta terça em Londrina

Imagem de destaque
Saiba como participar!

Cursinho social Aprova está com inscrições abertas em Londrina

Imagem de destaque
Risco de temporais

Segunda-feira será de tempo instável, com chuvas em Londrina e na região

Imagem de destaque
Evento gratuito

Festival Internacional de Inovação pretende mostrar Londrina e avanços tecnológicos


Dados

Publicidade


O projeto de lei da vereadora Elza Correia também expõe dados preocupantes. Só em 2012, segundo o projeto, 3.084 homossexuais procuraram os órgãos de segurança pública no país para denunciar que haviam sido vítimas de agressão física e verbal. O número de denúncias cresceu 166% em um ano, conforme a matéria. Os dados são do 2º Relatório Sobre Violência Homofóbica, divulgado pela coordenação de Promoção dos Direitos LGBT da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR).


Ainda segundo o relatório, o número de violações contra os homossexuais também cresceu: saiu de 6.809 para 9.982 entre 2011 e 2012, um aumento de 46,6%, sendo que em uma única denúncia pode haver mais de um tipo de transgressão. Já no Paraná, conforme o levantamento, foram registradas pelo poder público, em 2012, 182 denúncias referentes a 370 violações relacionadas à população LGBT, um aumento de 167% em relação a 2011.


Preconceito

O projeto também traz dados de uma pesquisa feita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) com alunos dos ensinos Fundamental e Médio de escolas de todo o mundo. De acordo com a pesquisa, 39,4 % dos entrevistados do sexo masculino e 16,5% do sexo feminino afirmaram que não gostariam de ter homossexuais como colegas de classe, enquanto que entre pais de alunos, verificou-se que 41,5% dos homens declararam que não gostariam que homossexuais fossem colegas de classe dos filhos.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo