Nos dias 5 e 6 de dezembro, Londrina sediará debates em prol da "Mobilização pelos direitos da mulher". As atividades vão acontecer na sede da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), que fica na rua Governador Parigot de Souza, 311 e têm como slogan "Quando a violência contra a mulher acaba, a vida continua".
A abertura solene será às 19h, mas a partir das 13h30 haverá uma audiência pública com os representantes da Coordenadoria Estadual de Combate à Violência Doméstica e Familiar (Cevid), da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Segurança Pública do Paraná, além de membros do governo municipal e estadual. Os debates seguem até as 17h, na OAB.
Para a solenidade de quinta-feira à noite, estão previstos os encontros sobre o "Pacto Nacional e o Programa Mulher: viver sem violência", com a secretária Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Aparecida Gonçalves, e a "Atuação do Poder Legislativo no combate à Violência contra a Mulher", com a palestrante e deputada federal, Jô Moraes.
Leia mais:
Ippul sugere plano com 20 ações para modernizar o Centro de Londrina; saiba quais
Com Murilo Benício, filmagens de 'Assalto à Brasileira' começam em Londrina
Passeios de pedalinho no Igapó 2 podem ser feitos até as 23h em Londrina
Código de Posturas será debatido em audiência pública na Câmara de Londrina
A secretária municipal de Políticas para as Mulheres, Sônia Medeiros, explicou que essas atividades fazem parte da 6ª etapa da Capacitação da Rede de Enfrentamento à Violência contra a Mulher, que vem sendo desenvolvida desde o primeiro semestre de 2013 e conta com a participação de 150 profissionais.
"É importantíssimo discutirmos os direitos das mulheres e encerrarmos a capacitação com a audiência pública e as palestras da área, porque, assim, estamos qualificando os profissionais que atenderão a comunidade do Distrito Sanitário de Londrina, que é composto por 21 municípios. Além disso, estamos cumprindo o que está no eixo de enfrentamento à violência contra as mulheres do Plano Nacional de Políticas para as mulheres e estamos trabalhando unidos com o Cevid, o que fortalece nossos serviços", esclareceu Sônia.
Para participar e contribuir com as discussões foram convidados o desembargador e presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, Guilherme Luiz Gomes, a desembargadora e coordenadora do Cevid, Denise Krüger Pereira, a secretária de Estado da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Maria Tereza Uille Gomes, o secretário de Estado da Segurança Pública, Cid Vasques, o presidente da Associação dos Magistrados do Paraná, Fernando Ganem, o diretor-geral da Escola da Magistratura do Paraná, Luciano Campos de Albuquerque, além da secretária municipal de Políticas para as Mulheres de Londrina, Sônia Medeiros e demais autoridades da área.
Programação do dia 6 de dezembro
Na sexta-feira (6), às 9h, a gestora estadual do Pacto Nacional pelo Enfrentamento à Violência contra as Mulheres, Regina Bley, apresentará "As ações de enfrentamento à violência contra a mulher no Paraná" e a juíza Madgéli Frantz Machado vai discutir "A Patrulha Maria da Penha no Estado do Rio Grande do Sul" com Sônia Medeiros e a vereadora Sandra Graça.
Além desses assuntos, na sequência serão apresentadas pautas de debate sobre feminicídio, o relatório do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), as alterações legislativas propostas pela CPMI da Violência contra a Mulher e as conclusões sobre o Estado do Paraná, além do tráfico de mulheres.
Este evento é uma realização da Prefeitura Municipal de Londrina, da Coordenadoria Estadual da Mulher em Situação de Violência Doméstica e Familiar (Cevid/TJPR), da Secretaria de Estado de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) e da Ordem dos Advogados do Brasil.
A mobilização pelos direitos da mulher tem apoio do Ministério Público através da 6ª Vara Criminal, da Associação Nós do Poder Rosa, Associação Comercial e Industrial de Londrina, Câmara Municipal de Londrina, Comissões dos Direitos da Mulher e da Segurança, Coordenadoria da Região Metropolitana de Londrina (Comel).