A fabricante de aviões européia Airbus enviou, nesta sexta-feira (20), o resultado de suas investigações para as autoridades brasileiras a respeito do acidente com o A320 na terça-feira em São Paulo, negando-se a comentar as informações segundo as quais o avião voava com um de seus reversores desativado.
"Enviamos as investigações às autoridades brasileiras, apoiadas pelo Departamento de Investigações e Análises", declarou uma porta-voz da Airbus.
O Airbus A320 da TAM se chocou na terça-feira ao aterrissar com 186 pessoas a bordo. O número de mortos pode chegar a 200.
Leia mais:
O que 'Ainda Estou Aqui' e Fernanda Torres precisam fazer para concorrer ao Oscar
Sem acordo, tratado global contra a poluição plástica é adiado para 2025
Biden concede perdão a filho após dizer que respeitaria resultado de julgamento
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
A TV Globo afirmou que um dos reversores da aeronave estava desativado. A TAM confirmou a informação em um comunicado, embora tenha ressaltado que estas condições "são previstas pelos manuais de manutenção da fabricante Airbus". Este procedimento conta com a aprovação da Agência Nacional de Aviação Civil brasileira.
O reversor é um dispositivo que desvia o empuxo das turbinas do avião e serve para frear a aeronave. No entanto, não é utilizado sistematicamente.
Quatro investigadores europeus e cinco especialistas da Airbus foram enviados a São Paulo para participar da investigação, informou nesta quarta-feira a empresa e o Departamento de Investigações e Análises.
As informações são da AFP.