Bento 16 será chamado de "papa emérito" e "sua santidade" após a efetivação de sua renúncia, marcada para esta quinta-feira, informa o Vaticano.
Ele também manterá o nome Bento 16, em vez de voltar a usar seu nome de batismo, Josef Ratzinger.
Usará uma "batina branca simples" e seu anel - chamado de "anel de pescador" - será destruído, conforme a tradição do Vaticano.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
As "sandálias de pescador" vermelhas serão abandonadas; ele usará os mocassins marrons que recebeu de presente durante uma viagem ao México, no ano passado.
A renúncia de Bento 16 é a primeira de um papa em cerca de 600 anos.
Despedida
Bento 16 deve passar suas últimas horas como pontífice em sua residência no Vaticano, despedindo-se dos cardeais que foram seus assessores mais próximos nos últimos oito anos, informa o correspondente da BBC David Willey.
Seu arquivo pessoal de documentos será embalado e, às 20h locais da quinta-feira, a Guarda Suíça (que protege sua residência de Castel Gandolfo) será dispensada, sendo substituída pela polícia do Vaticano.
Isso será o marco formal do fim de seu papado e do início do período de transição a seu sucessor, a ser escolhido em um conclave no mês que vem.
A partir de 4 de março, o Colégio de Cardeais se reunirá para discutir os problemas enfrentados pela Igreja Católica e marcar uma data para o conclave, em que o voto é secreto.
O novo papa será escolhido pelo voto de 115 cardeais, na Capela Sistina.
É necessária uma maioria de dois terços mais um para a definição do novo papa. Sessenta e sete dos eleitores foram nomeados pelo próprio Bento 16; os demais, pelo antecessor, João Paulo 2º.
Cerca de metade (60) dos cardeais são europeus - sendo 21 deles italianos - e muitos trabalharam para o corpo administrativo da Igreja (a Cúria), em Roma.