Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Mais baratos

Aprovada quebra de patente de remédio contra a AIDS

Bonde, com informações da Agência Câmara
25 set 2003 às 17:48

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Comissão de Economia Indústria e Comércio aprovou na quarta-feira o projeto de lei deputado Roberto Gouveia (PT-SP) que exclui da lei brasileira de patentes os medicamentos para prevenção do tratamento da AIDS.

A proposta prevê que as indústrias brasileiras poderão produzir genéricos de qualquer medicamento para prevenção e tratamento da AIDS, com preço mais acessível do que o medicamento de marca patenteada.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo Roberto Gouveia, que também é médico sanitarista, o Brasil distribui gratuitamente medicamentos para 140 mil pessoas infectadas pelo vírus HIV e ainda ajuda outros países no combate à epidemia. Ele lembra que, na África, dos 30 milhões de portadores de HIV , apenas 1% recebe medicamentos.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


Gouveia disse que o governo brasileiro consegue realizar a distribuição porque fabrica sete medicamentos na forma de genéricos. O deputado lembrou, no entanto, que os infectados pelo vírus desenvolvem resistências ao tratamento e isso exige a troca dos medicamentos.

Publicidade


De acordo com Roberto Gouveia, os novos remédios são patenteáveis e apenas três deles representam 61% do custo que o Governo tem para distribuir essa medicação.


"Então nós estamos ajudando o Governo , porque quando a gente diz que o Congresso Nacional está preparando e aprovando um projeto que quebra a patente dos remédios novos , isso fortalece o Governo na negociação , para baixar o preço desde já na compra dos medicamentos".

O projeto de Lei(22/03) que exclui da lei de patentes os medicamentos da AIDS segue agora para a Comissão de Constituição e Justiça.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo