Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Atentado

Atirador fez disparos por 1h30 em ilha da Noruega

Agência Estado
23 jul 2011 às 16:22

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O homem que abriu fogo contra um grupo de jovens acampados numa ilha ao norte de Oslo, capital da Noruega, ontem, realizou disparos por 1 hora e meia antes de se render a um grupo especial da polícia, que chegou 40 minutos depois de ter sido chamado.

Sobreviventes disseram que se esconderam e fugiram nadando da ilha para escapar do atirador, mas as declarações da polícia hoje representam o primeiro detalhamento sobre quanto tempo durou o ataque e quanto tempo demorou até a chegada da ajuda policial.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Quando a polícia chegou, o atirador, que tinha duas armas, se rendeu, disse o chefe de polícia Sveinung Sponheim. "Houve problemas com o transporte para a ilha de Utoya", onde um grupo da juventude do Partido Trabalhista estava acampado, disse Sponheim. "Foi difícil conseguir os barcos, mas o problema foi resolvido quando o grupo especial da polícia chegou".

Leia mais:

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens

Imagem de destaque
Reverência para a brasileira

Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'


Pelo menos 85 pessoas foram mortas na ilha, mas a polícia disse que quatro ou cinco pessoas ainda estão desaparecidas. Mergulhadores fazem buscas nas águas ao redor da ilha.

Publicidade


O ataque ocorreu após uma explosão no centro de Oslo, onde sete pessoas morreram. A polícia ainda realiza buscas no prédio do governo, que foi seriamente afetado, e segundo Sponheim ainda há partes de corpos no local.


A polícia não divulgou o nome do suspeito do ataque à ilha, nas a emissora norueguesa NRK o identificou como Anders Behring Breivik, de 32 anos. As autoridades ainda não identificaram a razão do ataque, mas disseram que ele visitou sites de fundamentalistas cristãos e pertenceu à juventude de um partido de direita.


A polícia afirmou que o atirador está falando e que admitiu ter feito os disparos na ilha. Segundo os policiais, ele contratou um advogado, mas seu defensor não quer que seu nome seja divulgado. A família real norueguesa e o primeiro-ministro fizeram visitas aos parentes das vítimas das dezenas de jovens assassinados.

O primeiro-ministro Jens Stoltenberg disse que os dois ataques de ontem foram os mais sangrentos dos tempos de paz no país. "Isto é além da compreensão. É um pesadelo. Um pesadelo para os que foram mortos, para suas mães e pais, familiares e amigos". As informações são da Associated Press.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo