O talude (muro reforçado) da cabeceira da pista principal do Aeroporto de Congonhas, na Zona Sul de São Paulo, começou a desabar por volta 17h50 desta segunda-feira (23). Segundo informações do G1 a areia coberta de grama cai sobre o muro que cerca a área do aeroporto.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o que teria levado ao desabamento foi o grande volume de chuva dos últimos dias, que teria encharcado a terra do barranco. Os taludes são feitos quando há um desnível em um terreno, para conter a terra que se encontra na parte mais elevada.
De acordo com a assessoria de imprensa da Infraero, o incidente de hoje teria sido causado pela aeronave da TAM que atravessou a Avenida Washington Luís na terça-feira (17), quebrando uma canaleta que escoava a água da chuva, evitando que o barranco fosse encharcado. A Infraero informa que, como a pista principal passa por perícia, não pôde fazer o conserto.
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Os fiscais da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), informaram ainda que a areia está caindo justamente no ponto onde o Aibus A 320 da TAM saiu da pista. Como medida preventiva, a rua começou a ser interditada pelos fiscais da CET às 18h porque eles temem que o muro desabe.