Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Sob protestos

Bush faz visita de 20 horas ao Brasil

Redação Bonde
09 mar 2007 às 09:00

Compartilhar notícia

- AFP
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O presidente americano, George W. Bush, desembarcou nesta quinta-feira (08) à noite em São Paulo, para uma visita de 20 horas que mobilizou uma das maiores operações de segurança e gerou protestos em todo o país.

O avião presidencial Air Force One pousou no Aeroporto Internacional de Guarulhos às 20h05, e Bush desceu acompanhado da primeira-dama, Laura Bush.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Em seguida, saíram do avião a secretária de Estado, Condoleezza Rice, e a representante de Comércio, Susan Schwab, entre outros membros da comitiva.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


Sorridente, o presidente americano acenou para os repórteres.

Publicidade


Na pista, foi recebido pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, pelo cônsul-geral americano na cidade, Christopher McMullen, e outras autoridades municipais, além do embaixador brasileiro em Washington, Antonio Patriota.


Após os cumprimentos, Bush seguiu, protegido por um forte esquema de segurança, para o hotel onde ficará hospedado no bairro do Morumbi.

Publicidade


Apesar de toda a operação de trânsito e policiamento especial montada em São Paulo para receber o presidente, a rotina do aeroporto de Cumbica parecia pouco alterada com a visita de George W. Bush.


O clima de tranqüilidade em Guarulhos contrastava com o de exaltação que dominava a Avenida Paulista, onde milhares de pessoas se uniram em uma manifestação de repúdio ao presidente dos Estados Unidos.

Publicidade


Iniciada às 15h, a manifestação, que coincidiu com a Marcha Mundial da Mulher, foi durante a maior do tempo pacífica até que, por volta de 18h, horário marcado para começar um ato anti-Bush no MASP, a Polícia Militar começou a jogar bombas de efeito moral e a disparar balas de borracha, causando pânico e correria entre os manifestantes.


Agenda

Publicidade


O presidente americano terá três compromissos em São Paulo nesta sexta-feira: visita ao terminal da Transpetro (a empresa de transporte da Petrobras) em Guarulhos, encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e visita ao projeto social Meninos do Morumbi.


Espera-se que Brasil e Estados Unidos assinem uma parceria no setor de biocombustíveis. No entanto, Bush não deverá retirar a barreira tarifária sobre as importações de etanol, uma reivindicação brasileira.

Publicidade


A viagem de Bush à América Latina foi decidida a partir da percepção da Casa Branca de que era preciso se reaproximar da região, depois do foco total no Oriente Médio a partir de 2001.


Embora a Casa Branca não admita oficialmente, o "fantasma" do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, permeia a viagem do presidente americano.

Publicidade


A crescente influência do presidente venezuelano no continente preocupa Washington.


O Brasil é a primeira parada do roteiro de Bush, que inclui ainda Uruguai, Colômbia, Guatemala e México.

As informações são da BBC Brasil


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo