Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Excesso

Calor faz 50 mortos na região de Paris e 19 na Espanha

Redação
10 ago 2003 às 18:47

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A Europa entra na segunda semana de calor intenso, que já deixou 50 mortos na região de Paris e 19 na Espanha, nos últimos quatro dias. No domingo os termômetros bateram recorde histórico de temperatura na Grã-Bretanha, com 37,9 graus Celsius no aeroporto londrino de Heathrow.

"É oficial. É um dia recorde na história da Grã-Bretanha e as temperaturas continuam aumentando", declarou um funcionário do Centro de meteorologia nacional.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O presidente da Associação de Médicos da Emergência dos hospitais franceses (AMUHF), Patrick Pelloux, afirmou que: "não estou de acordo que sejam mortes naturais os 50 óbitos dos últimos quatro dias em Paris".

Leia mais:

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens

Imagem de destaque
Reverência para a brasileira

Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'


O calor sufocante, agravado pela seca, contribuiu para a propagação de uma série de incêndios devastadores no sul do continente, que causaram 15 mortes em Portugal.

Publicidade


O Papa João Paulo II rezou neste domingo pelas vítimas dos incêndios durante a oração do Angelus em Castelgandolfo, a residência de verão.
"Trata-se de uma situação preocupante, causada pela persistente seca, e que também pode ser atribuída aos homens, que põem em risco o patrimônio ambiental, um bem pertencente a toda a humanidade", acrescentou.


Na França, mais de 700 bombeiros lutavam contra as chamas neste domingo tentando controlar um incêndio que já destruiu 1.600 hectares de florestas em sete dias perto de Nice (sudeste da França), enquanto outros focos causam estragos no sul e na ilha mediterrânea de Córsega.

Publicidade


As autoridades portuguesas avaliaram em pelo menos 925 milhões de euros (US$ 1,05 bilhão) o montante dos danos causados pelos incêndios no país desde o final de julho.


Vinte focos de incêndio continuavam ativos neste domingo na Itália, com os bombeiros assoberbados.

Publicidade


Na Croácia, que sofre a pior seca dos últimos 50 anos, as autoridades lutavam contra um incêndio que se propaga no parque nacional de Paklenica (centro).


Na Romênia, outro incêndio destruiu 600 hectares de canaviais no delta do Danubio.


Os prejuízos econômicos causados pelo calor são muito elevados. Na Espanha, o setor agrícola registrou perdas avaliadas em 800 milhões de euros (aproximadamente a mesma quantidade em dólares), segundo um informe publicado domingo.

Curiosamente, a canícula trouxe sorte a numerosos britânicos que conseguiram muito dinheiro apostando que as temperaturas superariam os 37,9 graus domingo.
Informações Folha Online


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo