Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Resgate de mineiros

Chile: presidente diz que país ficou unido após drama

Agência Brasil
12 out 2010 às 19:13

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O país sairá mudado após o resgate dos 33 mineiros há 69 dias presos no interior da mina San José, no Deserto de Atacama, disse hoje (12), o presidente do Chile, Sebastián Piñera, poucas horas antes do início da operação de resgate. "Aprendemos muito com a adversidade. Aprendemos a ter esperança, coragem, união, características que queremos no nosso país".

O presidente ainda confirmou que o primeiro a ser resgatado deve ser Florencio Avalos, de 31 anos, o capataz da mina e segundo em hierarquia depois do chefe de turno. Mais cedo, a equipe de resgate informou que seriam retirados primeiro os homens com melhor estado de saúde e os mais ágeis, uma vez que teriam mais condições de reagir a qualquer imprevisto.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade


Piñeros também disse esperar que todos estejam na superfície até quinta-feira (14). "Esperamos que o resgate seja concluído entre 24 e 48 horas, dependendo do tempo que levar para a cápsula subir". O presidente do Chile ainda afirmou que aguarda a presença do colega boliviano, Evo Morales, entre esta noite e amanhã (13) de manhã. "Ele quer estar lá para um de seus cidadãos", disse, referindo-se ao mineiro boliviano Carlos Mamani, único estrangeiro soterrado.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens

O presidente também destacou o empenho do governo chileno de resgatar os mineiros num tempo mais curto possível. "Eu gostaria de lembrar que desde o primeiro dia do acidente, o governo chileno estava comprometido com tudo o que foi possível, com o melhor equipamento, os melhores homens que poderiam trabalhar nisso". Por fim, fez referência à Deus. "Os mineiros estão nas mãos de Deus, e agradecemos o fato de eles estarem em sua companhia nesse tempo todo".


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo