Os controladores de tráfego aéreo começaram nesta sexta-feira (22), a discutir a possibilidade de fazer greve branca no início de julho, quando o fluxo nos aeroportos irá aumentar devido aos Jogos Pan-Americanos e às férias escolares.
Segundo o jornal Folha de S.Paulo, a idéia seria repetir o movimento do dia 30 de março, quando os controladores cruzaram os braços - auge da crise.
Os funcionários da Infraero esperam que o governo atende o pedido de reajuste salarial de 35% - a estatal ofereceu 3,5%. Caso contrário, os funcionários podem cumprir a promessa de entrar em greve a partir da próxima semana, agravando ainda mais o problema do tráfego aéreo. A greve branca dos controladores já vinha sendo estudada por um grupo de sargentos, mas ganhou força ontem depois da decisão da Aeronáutica de punir líderes do grupo.
Leia mais:
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Marta vence primeiro título nos Estados Unidos com Orlando e estadunidenses se rendem à 'rainha'
O jornal também apurou que há um grupo de controladores disposto a dar uma resposta mais forte ao Comando da Aeronáutica, mesmo isso tenha conseqüências como prisão ou afastamento. A avaliação é que ou reagem com mais firmeza ou os controladores ficarão sujeitos a punições a todo momento.
Atrasos - Boletim divulgado pela Infraero (Empresa Brasileira de Infra-Estrutura Aeroportuária) informa que entre zero hora e 8h30 desta sábado (23) têm atraso de mais de uma hora 109 dos 356 vôos programados, o que equivale a 30,6%. No período, foram cancelados 23 vôos (6,4%).
Da rede de aeroportos administrados pela estatal, o que registra o maior percentual de atrasos (63,1%) é o de Fortaleza, em 12 dos 19 vôos programados – um dos vôos foi cancelado. Em seguida vem o de Brasília, com atraso de mais de uma hora em sete dos 13 vôos previstos (53,8%) e nenhum cancelamento.
Em Recife, onde um vôo foi cancelado, o percentual de atrasos até as 8h30 foi de 50%: dos 18 vôos programados, nove saíram com atraso.
Não foram registrados atrasos nos aeroportos de Belém, Florianópolis e Goiânia. E no de Salvador, com 31 vôos programados, 13 – ou 41,9% – saíram com atraso de mais de uma hora e quatro foram cancelados.
A situação nos aeroportos pode ser conferida no site www.infraero.gov.br