Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Nova presidente

Cristina Kirchner vence eleição na Argentina

Redação Bonde
29 out 2007 às 09:11

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Cristina Kirchner será presidente da Argentina a partir do dia 10 de dezembro, quando toma posse. A candidata da Frente pela Vitória venceu a eleição realizada neste domingo. Com 71,42% das urnas apuradas, ela tinha 43,4% dos votos, contra 23,03% de Elisa Carrió (Coalizão Cívica) e 17,74% de Roberto Lavagna (Uma Nação Avançada).

Um candidato vence no primeiro turno quando obtém 45% dos votos ou então 40%, desde que tenha vantagem de dez pontos percentuais sobre o segundo colocado. Esta é a regra eleitoral desde 1994, quando os ex-presidentes Raul Alfonsín e Carlos Menem firmaram o Acordo de Olivos.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Principal candidata da oposição, Carrió relutou em reconhecer a derrota, que boa parte da imprensa argentina, baseada nas pesquisas de boca-de-urna, dava como certa desde as 19 horas (20 horas de Brasília), quando a votação foi encerrada. Só à 1h30 (2h30 de Brasília), Carrió veio a público afirmar que Cristina Kirchner é a vencedora.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


Cristina será a segunda mulher a assumir o comando do país e a primeira a ser eleita presidente, já que Maria Estela Martinez de Perón, a Isabelita, só governou de 1974 a 1976 devido à morte do marido Juan Domingo Perón, pois era vice-presidente. É também inédito o fato de uma mulher substituir o marido (no caso, Nestor Kirchner) na presidência de um país.

Publicidade


Às 21h58 (22h58 de Brasília), com apenas 10% da apuração concluída, Cristina foi anunciada como presidente por seus correligionários e subiu ao parlatório. Àquela altura, tinha pouco mais de 42% dos votos. A presidente eleita começou seu discurso enfatizando a ampla vantagem sobre os demais candidatos.


"Ganhamos talvez com a maior diferença entre a primeira força e a segunda desde o advento da democracia", disse, referindo-se ao período desde 1983, quando terminou a última ditadura militar do país.

Publicidade


Cristina mandou também um recado à oposição. "A todos que talvez, não se sabe por quê, por distintas razões, podem desqualificarnos nesse processo eleitoral, queremos estender a mão, porque é necessário reconstituir o tecido social dos argentinos".


Durante o domingo, diversos candidatos, inclusive Elisa Carrió e Roberto Lavagna, denunciaram a ocorrência de irregularidades. Teriam sido prejudicados pelo desaparecimento de cédulas eleitorais de suas coligações. Às vésperas da eleição, a oposição anunciou uma contagem paralela conjunta dos votos para se precaver contra possíveis fraudes.

ABr


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo