Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Em até 26%

Dieta rica em vegetais 'reduz risco de derrame'

Redação Bonde
27 jan 2006 às 15:41

Compartilhar notícia

Segundo a OMS o derrame cerebral atinge 15 milhões de pessoas por ano - Ilustração
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Comer mais do que as recomendadas cinco porções diárias de frutas, verduras e legumes diminui o risco de derrame cerebral em até 26%, segundo um estudo da Universidade de Londres publicado pela revista médica Lancet. Aqueles que comem entre três e cinco porções diminuem os riscos em até 11%, em comparação com quem come menos do que três porções diárias.

O estudo, segundo informações da BBC Brasil, analisou dados de mais de 275.500 pessoas compilados de oito pesquisas diferentes realizadas na Europa, Estados Unidos e Japão e concluiu ainda que o consumo diário de mais de cinco porções de vegetais também diminui o risco de doenças cardíacas e alguns cânceres.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a Organização Mundial de Saúde, o derrame cerebral, ou acidente vascular cerebral (AVC), atinge 15 milhões de pessoas por ano e é a terceira principal causa de morte natural no mundo. Destas, cinco milhões morrem, e outras cinco milhões sofrem seqüelas que as deixam deficientes. Junto com o fumo, a dieta ruim e o sedentarismo são apontados como as principais causas que podem levar a um derrame.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


Frutas e vegetais são ricos em nutrientes como vitamina C, betacarotenos e potássio, além de proteínas vegetais e fibras. Eles também são menos calóricos, têm pequena quantidade de gordura e contêm antioxidantes. Mas os pesquisadores suspeitam que o potássio seja o principal fator para evitar os derrames.

Publicidade


Uma porção de vegetais equivale a 77 gramas, e uma porção de frutas equivale a 80 gramas.


Saiba como preservar os nutrientes dos alimentos

Publicidade


Para se ter uma vida saudável, é importante o consumo de alimentos variados, já que deles retiramos os nutrientes necessários para um bom funcionamento do organismo. No entanto, a integridade e a quantidade destes elementos nutritivos podem estar comprometidas, não permitindo um nível de absorção desejável no intestino.


Dependendo da forma como é utilizado estes alimentos, tanto no pré-preparo como no preparo, pode ter perda acentuada de suas vitaminas (complexo B e vitamina C) quando picados e cozidos. Isto porque alguns desses nutrientes se dissolvem na água, a qual geralmente não é reaproveitada, ou são inativados pelo calor empregado durante o cozimento.

Publicidade


Existem dicas e técnicas para preservá-los, como a quantidade de água utilizada para o cozimento, o modo de preparo (vapor, imersão, frituras, grelhados e assados), a forma de congelamento e de descongelamento, os cortes, o tempo para o consumo, entre outros. Estes cuidados servem não somente para a preservação dos nutrientes, como também para garantir um melhor aproveitamento dos alimentos, melhorar seu sabor e favorecer sua apresentação.


Dicas

* Cozinhe os alimentos com pouca água e em curto tempo. Se possível optar pelo cozimento a vapor
* Os legumes, tubérculos devem ser cozidos com casca
* Não despreze a água do cozimento. Você pode reutiliza-la em sopas, ou até mesmo na preparação do arroz ou no cozimentos de massas
* Corte os vegetais imediatamente antes de usá-los e em pedaços maiores
* Rasgue as folhas, como as de alface, ao invés de cortá-las com faca
* Inclua vegetais e frutas cruas na dieta
* Beba sucos naturais de frutas logo após seu preparo, para que seja evitado o início de reações que possam destruir os nutrientes devido ao contato com o ar
* Ao fritar ou grelhar carnes, comece com o fogo alto. Isso leva a formação de uma crosta que retém os sucos nutritivos em seu interior
* Descongele a comida na geladeira, retirando-a do congelador com certa antecedência
* Prepare somente a quantidade de comida a ser consumida, evitando sobras.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo