Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Com presença de Bento XVI

Dom Orani Tempesta é ordenado cardeal

Agência Estado
22 fev 2014 às 10:56

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

O Papa Francisco nomeou oficialmente hoje 19 novos cardeais em um consistório realizado na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Entre eles está o brasileiro Dom Orani Tempesta, agora cardeal arcebispo do Rio de Janeiro. A presidente Dilma Rousseff participou da celebração. Ela cumprimentou Tempesta após a cerimônia.

O Papa emérito Bento XVI fez uma aparição histórica a nomeação dos cardeais. Bento XVI entrou discretamente pela lateral da Basílica de São Pedro e foi cercado por uma pequena comitiva, que o recebeu com aplausos e lágrimas. Ele sorriu, acenou para o público e depois se sentou ao lado dos cardeais.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Embora não seja o primeiro encontro público dos Papas Bento XVI e Francisco, o significado dessa aparição conjunta é múltiplo, pois indica que o antigo pontífice apoia os novos cardeais da Igreja, cujo principal trabalho são as eleições papais.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


A presença de Bento XVI na cerimônia de hoje também pode sugerir que o Papa emérito estaria entrando em uma fase de ressocialização, após ficar recluso por um ano desde a sua renúncia.

Publicidade


Em um sinal de respeito ao Papa emérito, após receberem o chapéu vermelho símbolo do novo cargo das mãos de Francisco, cada um dos 19 cardeais se aproximaram de Bento XVI para cumprimentá-lo.


A escolha dos novos cardeais reflete em grande parte a visão de Francisco de que a Igreja deve ministrar a periferias e não ser uma instituição fechada a normas e regras. Entre o grupo, destaca-se a presença de dois africanos, dois asiáticos e seis latino-americanos.

Um dos novos cardeais, porém, não participou da cerimônia. Foi Loris Francesco Capovilla, arcebispo emérito de Pamplona, de 98 anos, que não pode viajar do norte da Itália para o Vaticano. A nomeação de Capovilla, secretário particular de João XXIII, é uma escolha sentimental de Francisco e mostra respeito do atual pontífice ao legado do Papa que revolucionou a Igreja ao convocar o Concílio Vaticano II. Fonte: Associated Press.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo