Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Guerra no Iraque

EUA fazem em Bagdá a primeira reunião política sobre o pós-Hussein

Redação - Bonde
28 abr 2003 às 09:33

Compartilhar notícia

siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Os Estados Unidos organizaram para esta segunda-feira, em Bagdá, uma reunião política para debater a era pós Saddan Hussein. Centenas de líderes da oposição no exílio e personolidades internas iraquianas foram convidadas a participar.

Poucos dias antes da reunião, as forças americanas anunciaram a prisão em Bagdá de Mohamed Mohsen Zubeidi, autoproclamado governador de Bagdá e aproveitaram para recordar que eles são "a única autoridade legítima" no Iraque.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


O encontro deve coincidir com a passeata que grupos de xiitas, majoritários no Iraque, pretendem fazer em Bagdá, pois suspeitam que os Estados Unidos pretendem criar um governo que os ignore.

Leia mais:

Imagem de destaque
Canine Collection

Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil

Imagem de destaque
Direitos LGBTQIA+

Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo

Imagem de destaque
Mais velho do mundo

Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos

Imagem de destaque
Pena máxima

França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens


O administrador civil americano do Iraque, o general aposentado Jay Garner, vai presidir a reunião, programada para começar às 9 horas (horário local, 2 horas horário de Brasília), com a participação prevista de "300 a 400 personalidades" opositoras de diferentes tendências políticas.

Publicidade


Segundo um responsável americano que não quis se identificar, a reunião é tanto uma reunião política como a ocasião de encontrar "personalidades emergentes" capazes de dirigir o povo iraquiano, e de participar de um futuro governo que substituiria a administração provisória americana do general Garner.


Um dos principais movimentos da ex-oposição xiita, com base em Teerã, a Assembléia Suprema da Revolução Islâmica no iraque (ASRII) não confirmou sua participação no encontro.

Por sua vez, responsáveis do Congresso Nacional Iraquiano (CNI), de Áhmed Chalabi, não confirmou à AFP a participação de seu líder máximo, mas sugeriu que o movimento estaria representado no encontro com Garner.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo