Da Agência Nacional de Notícias - Inicia no próximo dia 13 de outubro, em Brasília, a exposição em comemoração ao Sesquicentenário da Emancipação Política do Paraná. O evento ocupará vários espaços do Congresso Nacional com informações sobre o Paraná, além de palestras, filmes, obras e músicas paranaenses.
Todas as Secretarias de Estado estão envolvidas e, após sair de Brasília, a mostra percorrerá várias cidades do Estado e terminará no Palácio Iguaçu, em Curitiba.
A coordenação do evento é das Secretarias Estaduais de Comunicação Social e Relações com a Comunidade e, segundo Aírton Pisseti, secretário de Comunicação, além de comemorar os 150 anos da Emancipação Política do Paraná, um dos objetivos da exposição "é mostrar o modo diferente de administrar do governador Roberto Requião, com ênfase para a inclusão social".
Leia mais:
Louis Vuitton lança coleção para pets com casinha de cachorro a R$ 340 mil
Justiça de Hong Kong reconhece direitos de moradia e herança para casais do mesmo sexo
Homem que nasceu no dia do naufrágio do Titanic morre aos 112 anos
França pede 20 anos de prisão a marido de Gisèle Pelicot, dopada e estuprada por dezenas de homens
Milton Buabssi, secretário de Relações com a Comunidade, afirma que, por meio do evento, "será mostrada a pujança do Estado em vários setores e atividades e também as perspectivas para o futuro". Buabssi também acredita que intercâmbios econômicos, culturais e turísticos serão firmados. "Estamos trabalhando nesse projeto há quase oito meses e conseguimos a participação de todas as Secretarias e autarquias", relata.
"Sem dúvida vamos abrir as possibilidades de negócios no Estado porque as empresas que tiverem interesse em investir no Paraná saberão como age o governador Roberto Requião", explicou Pisseti, lembrando atos que vão desde o rompimento de contratos irregulares e lesivos ao Estado à implantação de programas sociais, como o "Leite das Crianças" e "Luz Fraterna".
Para o dia 14, terça-feira, às 9h30, está prevista uma sessão solene na Câmara dos Deputados em homenagem ao Paraná. Os deputados federais paranaenses Gustavo Fruet e Luís Carlos Hauly devem discursar. "A exposição vai beneficiar toda a população do Paraná porque vai atrair as atenções para o Estado", acredita Buabssi.
Além de 24 painéis sobre as ações de Governo nas diversas Secretarias, a parte histórica e tecnológica do Paraná também serão mostradas. Músicas de compositores paranaenses serão tocadas e produtos típicos do Estado, como cachaça, bala de banana, vinho, suco, geléias, salames e queijos serão servidos.
Palestras sobre inclusão digital, turismo, agroindústria familiar, políticas ambiental e fiscal, entre outros serão proferidas nos dias 14, 15 e 16 e filmes paranaenses serão exibidos no dia 17, no Auditório Cultural Zumbi dos Palmares, no Congresso Nacional.
Os patrocinadores da exposição são a Associação Comercial do Paraná (ACP), Brasil Telecom, Cefet, Celepar, Cohapar, Copel, Detran, Fecomércio, Fiep, Faep, Imprensa Oficial, Itaipu, Lactec, Ocepar, Paraná Previdência, Petrobras, Sanepar, Siemens, Volvo e Universidade Federal do Paraná (UFPR).